PiTacO do PapO - 'Asako I & II' | 2018
NOTA 6.5
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
A arrebatadora paixão à primeira vista é o ponto de partida do drama que será vivido por Asako. Após conhecer Baku num dia despretensioso, a entrega da jovem não é correspondida. O calor inicial é rapidamente atenuado pelo desapego e sumiço do parceiro. A atração visual é o elemento que conecta a vida afetiva da protagonista: após anos desse episódio e já vivendo em outra cidade, Asako se depara com Ryohei, um homem incrivelmente semelhante a seu antigo amor. Feita a conexão com esse novo personagem cuja personalidade destoa por completo da de Baku, a mente da jovem passa a ponderar os interesses da sua razão e emoção.
O drama explora a preponderância da atração visual como justificativa para envolvimentos afetivos. A discussão fica ainda mais rica, como bem pontuada no filme, quando duas pessoas são extremamente parecidas, mas possuem personalidades diferentes. O que vale mais? A primeira paixão e "cópia original" do tipo ideal de beleza enraizado numa personalidade socialmente repugnante, ou alguém fisicamente semelhante e dotado de virtudes admiráveis? A reflexão é válida, mas em "Asako I & II" o roteiro, que arma uma estrutura interessante, tem péssima finalização.
Os deslizes têm inÃcio com os cortes imprecisos. Não há tato nas transições dos momentos de vivência entre Asako e Baku, o ritmo demasiadamente acelerado é incongruente com o ritmo da obra. Entretanto, o mais grave foi negligenciar a potencial crise da protagonista em conceber qual seria o modelo de homem ideal. Após o diretor arremessar a relação inicial com Baku, o convÃvio com o novo parceiro ocupa a maior parte do filme remoendo eventos cotidianos. Não há dilemas, não há densidade psicológica, mesmo havendo farto material para subsidiar essa investida.
O resultado não poderia ser outro que não um filme com entrega convencional. Poderia ser mais marcante, mas o diretor Ryusuke Hamaguchi não empregou energia em batalhas que poderiam elevar a obra para alguns patamares superiores de diferenciação.
Vale Ver Mas Nem Tanto!
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