Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Cafarnaum' | 2018

NOTA 9.0

Por Rafael Yonamine @cinemacrica

Ambientado em localidades extremamente pobres do Líbano, o filme é de uma competência comovente em retratar a miséria e a privação de decência humana. Os 20 primeiros minutos são um bombardeio de sequências ricas em contextualizar essa realidade. Destaco a triste cena do bebê da família foco manuseando cigarros numa visita a um presídio onde a mãe traficava drogas com detentos. Fala-se que o uso de atores infantis para exprimir a força dramática de um filme é apelação. Em "Cafarnaum", entretanto, o pequeno protagonista Zain faz parte de uma ambientação construída com uma qualidade irrepreensível. Aqui, a riqueza cinematográfica dispensa aditivos. Acompanhamos, portanto, a aventura miserável de uma criança em busca do mínimo de decência em todas as suas formas.


A diretora Nadine Labaki não se limita a uma oferta rasa e convencional de dramas sociais. A habilidade em imprimir dinamismo na narrativa com vasta variedade de elementos congruentes centra o público nas privações de moradores de subúrbios. O resultado imediato é a geração de empatia genuína.  A dissonância social percorre a previsível carência material, mas também permeia a falta de estrutura familiar, imoralidade paterna e materna, abuso infantil e toda a sorte de podridão pertinente ao homem. Associa-se a isso a determinante atuação de Zain Alrafeea, que interpreta o protagonista Zain. É uma representação genial, um dos melhores trabalhos infanto-juvenis do histórico recente. Labaki também é capaz de criar cenas icônicas. 

Se flexibilizamos a tendência natural ao saudosismo, poderíamos incluir a passagem emblemática do uso de uma panela e rodas para o pequeno Zain transportar o bebê de uma imigrante ilegal como um ícone do cinema. É um simples retrato que diz muito.

'Cafarnaum' é um conjunto de atributos que harmonizam em altíssimo nível. É uma obra-prima e um dos presentes dados por 2018. Não sei se virá para o circuito brasileiro, mas caso venha, não pense duas vezes em assisti-lo.

Super Vale Ver !




Nenhum comentário