Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Prece ao Nascer do Dia' | 2018

NOTA 9.0

Por Rogério Machado


Baseado no livro 'A Prayer Before Dawn: Meu pesadelo nas prisões da Tailândia', de Billy Moore, o novo filme do diretor Jean-Stéphane Sauvaire mergulha de maneira nua e crua no universo dos rejeitados e esquecidos. Cinzento, sombrio e brutal, o longa francês que fez parte da seleção de Cannes 2017, aposta num formato pouco comum ao gênero e acerta no alvo. 'Prece ao Nascer do Dia' é um relato visceral sobre a sobrevivência na prisão. 


Depois de ser pego com uma grande quantidade de drogas, encarcerado em uma das prisões mais bárbaras e mortais do planeta, a Klong Prem, na Tailândia, Billy Moore (Joe Cole), um jovem boxeador problemático, está buscando meios para se manter vivo e passar por todos aqueles pesadelos a que é submetido todos os dias. Sendo assim, para sobreviver, Billy decide adentrar no mundo do Muay Thai (esporte , que junto com o Box, era praticado na prisão),  sem nem imaginar que iniciar esta arte marcial viria a transformar sua vida para sempre.

No ambiente habitualmente hostil e violento, acontecem os famosos conchavos e irmandades, os temidos estupros, as visitas familiares, e as permutas, que aqui tem o cigarro como item de grande valor. Nesse lugar onde ele permaneceria por três anos, a comunicação também era um complicador, e esse é mais um grande trunfo do filme de Sauvaire: grande parte do longa é falado na língua local e sem legendas, mas por mais estranho que isso possa parecer, nada interfere na compreensão do filme - passamos a viver a história em primeira pessoa, estamos ali junto com o personagem, mergulhados na trama. E essa abordagem confere um pegada sensorial ao longa- é visceral e violento, mas é contemplativo ao mesmo tempo. 

Baseado na história real de William Moore, o longa de Sauvaire explora com extrema realidade o que há por dentro dos muros desse presídio - os curtos planos sequência, as câmeras ágeis e  que as vezes até saem do alvo de cena, imprimem tanta verdade que é como se estivéssemos assistindo a um documentário. 'A Prayer Before Dawn' (no original) , que ainda segue sem previsão de lançamento oficial no Brasil, vai além de uma história de resistência e sobrevivência, é também um relato emocionante de redenção através do esporte. 

Meu desafio a você, é que que assista a cena final sem derramar uma única lágrima. Uma só cena pode ser surpreendente, desde que colocada no lugar certo no corte final. 


Super Vale Ver !





Nenhum comentário