Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Roma' | 2018

NOTA 9.0

Por Rafael Yonamine @cinemacrica


É com rara competência que essa obra aprofunda a complexidade do comportamento humano a partir de um núcleo familiar comum. Em “Roma”, a narrativa centra-se na empregada doméstica Cleo e, a partir desse referencial, a psique coletiva é expandida com uma riqueza impressionante.


Passada a sensível constatação da diferença da classe trabalhadora e dominante nas belas cenas iniciais, o diretor Alfonso Cuarón inicia a dissecação metódica da essência humana. A beleza do retrato se deve à ausência do juízo de valor, somos simplesmente despidos e o melhor e o pior da nossa espécie é exposto sem pudores. Nossa condição é avaliada em diversos aspectos. Um dos contrastes mais pronunciados é o convívio íntimo entre vida e morte. Ao mesmo tempo em que o afeto leva a protagonista a arriscar a vida em prol de entes próximos, um potencial sentimento confuso de ternura ofusca a percepção da realidade convertendo o amor materno em dúvida. Novamente, não há heróis ou vilões, apenas a sucessão de fatos sinceros. Assim também estão relações como desejo e repúdio; união e desunião, todos desvinculados de classes sociais e faixa etária. A cólera infantil, por exemplo, é bem pontuada após uma desavença que sucede um momento prazeroso. Quando o homem não é o centro, há também a intervenção das forças naturais, que por vezes contrastam com o espírito vigente.

Tecnicamente primoroso, Cuarón encontra nas movimentações laterais de câmera e rotações centradas o apoio de recursos cinematográficos para acentuar o caráter investigativo e de compreensão de ambiente. A fotografia, que tem o inigualável charme do preto e branco, é tratada com igual competência.

Cuarón cumpre com êxito a impressionante trinca de direção, roteiro e fotografia. Mostra amplo domínio da obra presenteando-nos com um filme com coesão de altíssimo nível. Toda a repercussão em torno de “Roma” não é gratuita, são grandes as chances de figurar entre os 5 finalistas do Oscar de Filme estrangeiro com totais condições de sagrar-se vencedor. 


Super Vale Ver !


Nenhum comentário