Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Talvez Uma História de Amor' | 2018

NOTA 8.5

Por Rogério Machado


Virgílio levanta todo dia no mesmo horário, come a mesma coisa no café da manhã, toma a mesma condução e repete as mesmas rotinas em seu trabalho numa agência de marketing. Ele tem horror à mudanças, por menor que seja, ele tem medo de se deparar com elas, sejam pessoais ou profissionais. O filme de estreia do diretor Rodrigo Bernardo, deixa sobressair essas características do protagonista para então dar início ao conflito central da história que envolve perda de memória e um amor perdido. 'Talvez Uma História de Amor' (excelente título por sinal), depois de ficar pouquíssimo tempo em cartaz em meados desse ano (razão pela qual eu não pude prestigiar no cinema) chega às plataformas on demand. 


Num dia desses, corriqueiro como qualquer outro de trabalho,quando chega em casa, Virgílio (Mateus Solano) liga a secretária eletrônica e ouve um recado perturbador. É uma mensagem de Clara (Thaila Ayala), comunicando o término do relacionamento dos dois. Virgílio, contudo, não faz a menor ideia de quem é Clara.  Perturbado devido ao seu jeito metódico e controlador, ele não se lembra de ter se relacionado com ninguém, mas todos ao seu redor pareciam saber do relacionamento dos dois, perguntando como ele está se sentindo com o término. Agora, ele precisa encontrar essa mulher misteriosa e descobrir o que realmente teria acontecido, e o principal, o porquê da relação estar apagada de sua memória.

Rodrigo Bernardo, apesar de ser marinheiro de primeira viagem, dá um corpo bem maduro à sua obra que aposta numa mescla das tradicionais comédias românticas com uma pegada indie, não só pela trilha sonora, como na forma de abordar sua trama. Toda história, por mais simples que seja, ganha cores novas dependendo da maneira em que é contada, e a de Bernardo , com roteiro de Leo Dan, se apoia em caminhos menos comuns, além claro de se  valer também pela estética, já que a fotografia e a montagem são de extrema elegância. 

Ainda que comédias românticas tendam a flertar muito com a imaginação dos expectadores mais sonhadores, aqui, mesmo alimentando esse lado, a proposta se apresenta verossímil, uma vez que a ideia da amnésia de Virgílio passa a ter fundamento à medida que vamos entrando na intimidade dele: seus medos, angústias, o medo da mudança e de não ter total controle de sua vida , poderiam estar entre as causas. 'Talvez Uma História de Amor' tem humanidade, tem doçura e fala de amor com originalidade... bons tempos para o cinema nacional. 


Vale Ver !


Nenhum comentário