PiTacO do PapO - 'Praça Pública' | 2019
NOTA 6.5
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
A comédia se ancora na festa de inauguração da casa de campo de Nathalie, uma influente produtora de TV. O protagonista, Castro, é um apresentador da mesma emissora, mas vive um momento de decadência profissional. A partir da introdução de alguns personagens chave, são agregados diversos outros personagens que de forma cômica e trágica passarão a interagir no evento.
A diretora Agnès Jaou segue o caminho de investir num alto volume de personagens e delegar a cada um a personificação de arquétipos. É fácil identificar "O Artista Antiquado", "A Socialite", "A Empregada Expansiva", "O YouTuber", "O Imigrante" e assim por diante. Apesar da impossibilidade de aprofundamento psicológico, o que a priori não é um problema, é interessante a proposta de incluir num ambiente uma notável diversidade de perfis. O humor, decorre, portanto, de situações inusitadas da exploração desses arquétipos e dos inevitáveis conflitos entre eles.
O humor é tocado de forma leve, fazendo jus à maior sutileza da comédia europeia. Se classificarmos as piadas cinematográficas entre 1) intensas: decorrentes de uma construção elaborada e geradora de gargalhadas e 2) rápidas: de construção instantânea e comumente originada por algum traço cômico facilmente acionável, poderia dizer que o filme pesa muito no segundo tipo. Um exemplo é o uso recorrente do sotaque do arquétipo do "Imigrante": o personagem apresenta com frequência pronúncias e construções de frases equivocadas. Seria engraçado até a terceira repetição. O mesmo mecanismo é replicado com paralelismo em outras situações beirando a saturação.
Resumidamente, é um filme capaz de entreter e uma comédia válida. As piadas que podem render risadas genuínas são escassas se comparadas à exaustiva exploração de arquétipos e seus traços cômicos automáticos e não tão interessantes.
Vale Ver Mas Nem Tanto !
Deixe seu Comentário: