PiTacO do PapO - 'Sem Data, Sem Assinatura' | 2018
NOTA 7.5
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
Com a grande responsabilidade de representar o cinema iraniano, a obra de Vahid Jalilvand foi a escolhida como representante do Oscar 2019 de melhor filme de lÃngua estrangeira. Tudo se inicia quando o protagonista, Dr. Nariman, se envolve num acidente de carro e acaba derrubando uma moto que levava toda uma famÃlia. Entre os acidentados, está um garoto que apresenta ferimentos leves e aparentemente nada grave. No dia seguinte, esse mesmo médico, que é legista, é notificado sobre a entrada de um garoto cuja causa da morte era desconhecida. Após se aproximar do caso e reconhecer os pais da vÃtima no Instituto, o médico faz a associação e acredita ter sido o acidente a causa do óbito. Entretanto, o laudo oficial traz como causa da morte o botulismo.
Lançada a dúvida sobre o real motivo da morte, o enredo se desenrola. Aos poucos são adicionados elementos que fazem a ternura da audiência alternar ora a favor da famÃlia, ora a favor do médico. Na autópsia consta um inchaço na parte de trás da cabeça; mas o pai do garoto também comprou carne de baixa qualidade por preços atrativos, o que pode ter originado o botulismo.
Lançada a dúvida sobre o real motivo da morte, o enredo se desenrola. Aos poucos são adicionados elementos que fazem a ternura da audiência alternar ora a favor da famÃlia, ora a favor do médico. Na autópsia consta um inchaço na parte de trás da cabeça; mas o pai do garoto também comprou carne de baixa qualidade por preços atrativos, o que pode ter originado o botulismo.
Essa é a fundação e beleza da obra: uma reflexão inteligente sobre os limites de elementos profundos como a ética, alÃvio da própria consciência e compaixão ao próximo. Nesse epicentro moral o personagem principal é assertivo em transmitir o peso de um drama dessa magnitude. Também destaco a atuação dos pais da famÃlia acidentada, são convincentes em representar a dor da perda e de escolhas equivocadas. O filme é poderoso em exprimir sentimentos densos, tudo isso harmoniza com tons predominantemente frios.
Considerei apenas o paralelo com Asghar Farhadi demasiado, não pelo tema, mas pelo nÃvel das obras. O filme em questão tem um roteiro interessantÃssimo, mas se desenvolve de forma morosa em elementos constantemente expostos. Não tem, portanto, a genialidade do encadeamento visto em 'O Apartamento', uma das grandes obras de Farhadi.
Vale Ver !
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