PiTacO do PapO - 'Vice' | 2019
NOTA 9.0
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
Em cena, Dick Cheney, o influente e controverso polÃtico norte-americano. A compreensão do personagem tem um recorte preciso e suficiente que data desde a sua juventude, que precede o governo Nixon, até a ocupação da vice-presidência da recente gestão George W. Bush.
Além da direção, Adam Mckay também assina o roteiro. É preciso reconhecer a competência da construção da biografia de Cheney, não à toa o longa está concorrendo a melhor filme, roteiro e direção no Oscar 2019. O diretor é hábil em evitar superficialidades comuns a filmes com a proposta biográfica. O paralelo imediato é o com 'Bohemian Rhapsody': aqui a ânsia de abraçar o mundo recai em temas mal explorados resultando numa colcha de retalhos incongruentes. “Vice” é brilhante em selecionar um objeto de estudo e evoluÃ-lo de forma rica. Desde o inÃcio fica nÃtido que o diretor avança num aprofundamento das camadas concêntricas não virtuosas do caráter do protagonista. Aquele que, quando jovem, resolve desentendimentos no bar com base em agressões é o mesmo que com cabelos grisalhos articula em prol da guerra no Iraque. Não há espaço para dispersões inúteis, o roteiro é afiado.
McKay sai da zona de conforto e não simplesmente nos narra uma história, são diversos os elementos autorais e não óbvios. Desde a forma, onde, por exemplo, comicamente insere os créditos finais no meio do filme, até a extrapolação do comportamento de polÃticos de elite que são humanizados de forma original nas suas particularidades Ãntimas. Destaca-se também a qualidade do humor: o tom de deboche é usado de forma precisa e realmente engraçada. Há um absoluto distanciamento do estilo de piadas americanas clássicas.
A precisão estrutural encontra em Christian Bale o protagonista perfeito. A atuação é irretocável, Bale sobra no papel e faz jus a indicação ao Oscar. A estatueta vai para ele ou Rami Malek. “Vice” é um filme bem construÃdo e merecedor de toda a atenção.
Super Vale Ver !
Deixe seu Comentário: