Adsense Cabeçalho

Treta! Pantera Negra Merece um Oscar?

Por Vinícius Martins @cinemarcante

Antes de ‘Pantera Negra’ chegar às telonas, em fevereiro de 2018, o mundo era de um jeito. Após sua estreia, os conceitos do cinema afro-americano tiveram uma mudança fortíssima e remodelaram não só a indústria como também o público e o mundo ao redor. Gosto muito de Pantera Negra por diversos motivos, especialmente pela genialidade em tirar a figura do negro da posição de vítima social para colocá-la em um patamar atrativo, capaz de fazer crianças brancas dizerem que querem ir para Wakanda e que querem ser negras. Isso é um avanço gigantesco, e esse mérito ninguém pode tirar do filme.


O charme de Pantera Negra é que ele não se foca em lembrar a todo tempo “você é branco e eu sou negro”, não. O filme de Ryan Coogler trata a todos como iguais sem apelar para uma base de diferenças racistas, como muitos outros filmes fazem vitimizando a si mesmos com histórias de sofrimento (como se dissessem “nos dê um Oscar, já sofremos demais e vocês nos devem isso”), que fazem os negros saírem dos cinemas com um nó no estômago após serem lembrados, mais uma vez, dos abusos e absurdos mortais sofridos no período da escravidão – como se o racismo velado da atualidade já não fosse doloroso o suficiente.


Enquanto as demais produções dos anos anteriores chegavam aos cinemas com uma mensagem de pseudo-empoderamento pelo viés do coitadismo, ‘Pantera Negra’ não faz uso desse caminho mais “fácil” para chamar atenção e, como consequência, vem se destacando pela diferença que fez. ‘Pantera Negra’ não manda recado, ele vai lá e mostra.

Lembro-me de uma entrevista que Morgan Freeman deu ao 60 Minutes, e debateu sobre racismo com o apresentador Mike Wallace. Quando perguntado sobre como vamos acabar com o racismo, o ator respondeu uma frase simples: “parando de falar sobre ele”. O respeito mútuo de todos, independente da etnia, é a única coisa capaz de levar a humanidade para frente – e ‘Pantera Negra’ apresenta esse caminho da maneira mais majestosa possível.


Entretanto, o filme não se esquiva de falar do racismo e de políticas raciais. Esses elementos e assuntos estão lá, mas não no primeiro plano. A intenção do vilão Killmonger (superestimado por causa de seu discurso, que se sobrepõe ao seu objetivo e vilania) é tornar Wakanda “o centro do mundo” e fazer as outras nações se curvarem aos seus pés. Essa dominação global é impedida por T’Challa, que no final decide levar adiante parte do plano do vilão. A história é boa, os personagens são excelentes e carismáticos, e o filme tem uma identidade única. Mas apesar de ser bom, o filme não está imune aos defeitos. Faltou capricho na finalização dos efeitos visuais, principalmente os que envolvem o herói e seus movimentos nitidamente gráficos e inorgânicos.

Assim chegamos ao questionamento da vez: ‘Pantera Negra’ merece o Oscar?

A indicação do décimo oitavo filme do universo cinematográfico Marvel para o Oscar de Melhor Filme é mais uma manobra política dentro da própria academia do que uma indicação de mérito por si só. Quem acompanha os noticiários do meio cinematográfico sabe que havia a intenção da criação de uma nova categoria para a premiação deste ano, que seria a de Melhor Filme Popular (ou seria Filme Mais Popular?!), mas não saiu do papel após a ideia receber diversas críticas quanto aos critérios imprecisos que seriam utilizados para conceder tal prêmio. Se fosse para indicar algum filme de super-herói pelo simples fato de indica-lo, ‘Vingadores – Guerra Infinita’ deveria estar no lugar, pois é muito mais cinematográfico e bem finalizado do que ‘Pantera Negra’.


No entanto, como o filme do Pantera fez um sucesso tremendo dentro do território norte-americano e a maioria esmagadora dos votantes é de lá, optaram por abrir mão da qualidade em nome da nobreza temática (não que este filme não tenha qualidade, porque tem muitas, mas há filmes melhores que ele, inclusive no gênero de super-heróis, lançado em 2018).

Assim sendo, vamos listar 3 motivos favoráveis e contrários à indicação de ‘Pantera Negra’ e ao possível glamour de receber a estatueta mais famosa do cinema!

Motivos pró:

➽ É uma abordagem inovadora da cultura afro-americana e africana.
➽ Tem uma qualidade de produção enorme, que se preocupou com os mínimos detalhes para proporcionar uma experiência singular.
➽ É de uma riqueza cultural gigante, principalmente no que diz respeito aos estudos linguísticos e o emprego de diversos sotaques na formação das características idiomáticas de Wakanda.

Motivos contra:

➽ Há filmes melhores.
➽ Está indicado por manobra política, mesmo sendo bom.
➽ É um gênero que está sendo inserido agora na categoria, com sua primeira indicação, e a academia tem um histórico em não premiar os filmes mais populares. ‘Avatar’, ‘Mad Max’ e ‘O Resgate do Soldado Ryan’ estão aí para comprovar.

Mas não vamos dar o veredito, queremos ouvir a opinião de vocês!

E aí? ‘Pantera Negra’ merece a indicação ao Oscar de Melhor Filme? Merece levar o principal prêmio do cinema mundial? Comente!

Nenhum comentário