Adsense Cabeçalho

Tribunal para 'Bohemian Rhapsody' !

Hoje, em um ato extraordinário, o Papo de Cinemateca se torna um tribunal. Os redatores Vinícius Martins e Karina Massud debatem a presença do filme 'Bohemian Rhapsody’ no Oscar e se posicionam diante da acusação de que o mesmo não merece tamanho prestígio e reconhecimento. No entanto, se ele merece estar lá e se merece levar algum prêmio, caberá ao nosso júri decidir.

Ficha técnica do julgamento:
➧ Advogado de defesa: Karina Massud
➧ Advogado de acusação: Vinícius Martins
➧ Júri: Vocês, leitores do Papo!

Acompanhem atentamente aos argumentos dos nossos advogados e tire suas próprias conclusões;



Bohemian Rhapsody faz jus a Freddie Mercury e ao Queen?

DEFESA:
A trama não pretende ser minuciosa ou fidedigna em todos os detalhes da bio da banda ou do cantor, caso contrário teria sido melhor fazer uma série. E liberdades criativas são tomadas em qualquer cinebio.

ACUSAÇÃO:
Parcialmente. A figura de Freddie Mercury sempre foi controversa, e é isso o que fez dele um ícone mundial. Faltou culhão ao filme para mostrar as coisas com mais ousadia, como o Freddie vivia. A caracterização do elenco ficou fantástica e muito idêntica aos originais, menos o Ramo Malek. Mesmo com a dentadura e os trejeitos parecidos, é difícil ver o Freddie nele com verdade de vida.


O filme é bom enquanto filme?

DEFESA:
Sim, é ótimo ( não perfeito ou obra-prima), não é perfeito mas diverte e emociona!


ACUSAÇÃO:
Não. Falta tesão, ousadia, audácia. Falta coragem para representar a promiscuidade do homem e faltou mais ainda um bom roteirista, porque a história se desenvolve cansada, apática e porcamente esticada.



⧪ Rami Maleck merece a indicação ao Oscar? Merece vencer?

ACUSAÇÃO
Merece uma indicação pelo esforço, mas vencer não. Não dá para acreditar que ele é de fato o Freddie Mercury como ocorre com os demais membros do elenco em seus personagens, e isso atrapalha a experiência. Aqueles olhos esbugalhados são o oposto das pálpebras semisserradas do Freddie original; usando uma peruca e colocando uma dentadura daquelas qualquer outro com o físico parecido se equipara ao Freddie, mas atuação vai além de só parecer ser.

DEFESA:
Merece a indicação e merece vencer pois sua performance foi explosiva, perfeito na emoção, expressão corporal e também na dublagem das músicas. Assim como também merece vencer Christian Bale pelo filme Vice, em atuação igualmente brilhante, contida e detalhista como pede o personagem Dick Chenney.



O filme merece sua indicação a Melhor Filme? Merece ganhar o prêmio principal?

ACUSAÇÃO:
Não mesmo! Roteiro fraco, direção desajustada, e trama arrastada. O filme só não se salva de ser um fiasco total por causa da revisão na telona do Live Aid e a composição da música-título, porque de resto… Eu gostei do filme, mas não é só porque é nostálgico que é obrigatoriamente bom. Qualquer um dos outros sete indicados é no mínimo 100% mais filme do que Bohemian Rhapsody.

DEFESA:
É bem provável que a Academia tenha indicado ao prêmio máximo pela comoção e sucesso estrondoso do filme ao redor do mundo. Entretanto não é filme de calibre pro prêmio máximo.



⧪ Os problemas da produção (troca de diretor, conflito de interesses com a banda) tiram a grandiosidade do filme?

DEFESA:
O filme é cheio de defeitos mas grandioso no quesito emoção. Vale lembrar que Bryan Singer havia feito mais de 2/3 do filme antes de ser demitido, Dexter Fletcher apenas finalizou, é bem provável que o filme acabaria sendo o mesmo de todas as formas.

ACUSAÇÃO:
Não julgamos o filme pelo que poderia ser, e sim pelo que ele é. Porém, se formos analisar a história da produção, veremos que tinha tudo para ser um filmão. A saída de Sacha Baron Cohen (esse sim um Freddie Mercury completo) na pré-produção e a troca do diretor no meio das filmagens afetou o filme, claro, e isso fez cair muito a qualidade do resultado final. Se fosse Cohen a viver o Freddie, e se a banda não tivesse interferido tanto querendo mais espaço de tela, teríamos um produto final bem melhor do que o visto no cinema.

_____________________________________________

Nossos advogados concordam e discordam em diversos pontos, mas fato é que merecendo ou não, 'Bohemian Rhapsody’ está entre os indicados e pode ser que leve algum Oscar para casa. Haverá algum consentimento?

Aguardamos o veredito de vocês, nosso júri, nos comentários!

Nenhum comentário