Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Durante a Tormenta' | 2019

NOTA 9.0

Um thriller sobre viagem no tempo que vai bugar o seu cérebro

Por Karina Massud @cinemassud 


Se você é daqueles que tem uma lista enorme de filmes pra ver mas fica sempre nos antigos por falta de estímulo, eis aqui um filme surpreendente que você precisa ver já: “Durante a Tormenta”, produção original da Netflix espanhola. Depois do sucesso de 2016 “Um Contratempo” (que peca por excesso de plot twists), o diretor e roteirista  Oriol Paulo traz esse drama familiar misturado com ficção científica, gênero no qual ele vem se aprimorando.


Vera (Adriana Ugarte, conhecida do grande público do filme “Julieta”, de Pedro Almodóvar) é uma enfermeira que largou uma brilhante carreira de cirurgiã pra se dedicar ao marido e à filha. Um dia depois de se mudarem pra casa nova, ela encontra uma antiga tevê e uma filmadora onde vê imagens de 25 anos atrás do garoto Nico, ambos numa idêntica noite de tormenta e muitos raios . Nico morreu de forma trágica após presenciar um assassinato. Como a tevê funciona como um “telefone máquina do tempo”, Vera não hexita em alertá-lo e impedir sua morte. Mas... isso tem consequências: tudo muda e sua filha não está mais nesse novo presente/futuro, suas relações e vida são completamente diferentes. E agora Vera vai tentar reverter tudo isso e recuperar sua filha e antiga vida em apenas 72 horas, que é a duração da tormenta.

A atuação de Adriana Ugarte é inquietante, entramos na  paranoia  da sua mente e não conseguimos mais distinguir alucinação de realidade, suas memórias da vida passada são sua verdade enquanto todos afirmam que é tudo imaginação. Todos os personagens tem personalidades dúbias, deixando aquela pulga atrás da orelha: o que será que ele está escondendo? Seus comportamentos, olhares e palavras sempre sugerem que há algo mais do que está diante da tela.

O roteiro é bem eficiente em prender, instigar e fazer roer as unhas. Um quebra-cabeças onde peças complexas de várias linhas do tempo vão se juntando. Preste bastante atenção pois a resolução do enigma não é nada fácil!  Não tem como não ser remetido a filmes como a trilogia “De Volta para o Futuro” ou “Efeito Borboleta”, onde já vimos que basta um simples gesto no passado pra modificar drasticamente todos os acontecimentos futuros e aí a bagunça está instalada.

Há várias reviravoltas ao longo da trama, talvez até um pouco demais, os detalhes são tantos que algumas pontas acabam  ficando soltas. “Mirage”, título original, traduz melhor a atmosfera do filme, pois nunca se sabe o que é real ou o que é  um reflexo dos desejos da mente. 


Super Vale Ver !


Nenhum comentário