PiTacO do PapO - 'Sobibor' - 2019
NOTA 6.5
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
A irônica mensagem de boas-vindas ecoa nos auto-falantes da estação de trem de Sobibor. A estranheza, obviamente, se deve ao fato de que o teor positivo propagandeado pela mensagem gravada pouco tem a ver com o que se vive num campo de concentração. Aos poucos, a variedade de barbáries praticadas são apresentadas nas suas mais variadas formas. Nesse meio, surge um núcleo de resistência que arquiteta um meio de fugir.
Com poucos planos, é possÃvel ter uma excelente percepção do alto nÃvel fotográfico e de design de produção. Além da reconfiguração precisa do campo, os detalhes dos ambientes, figurino e maquiagem se destacam. A fotografia faz enquadramentos belÃssimos. Destaco uma das primeiras cenas onde um grande grupo de mulheres é cruelmente exterminado numa câmara de gás. Há um trabalho inspirado de simetria, iluminação, enquadramento e preenchimento de quadro. Uma pintura.
Contudo, o esforço estético é o que muitas vezes atenua problemas mais graves. O ponto inicial é o próprio tema que pôde ser descrito em poucas palavras na sinopse. A 2a Guerra é uma fonte infindável de conteúdo cinematográfico. Dentre essa variedade, são muitos os exemplos de retratos de abusos e inconformismo em campos de concentração. Mesmo baseando-se num caso real, "Sobibor" não consegue se desgarrar dessa mesmice.
Se o ponto de partida temático não ajuda, não espere muito do roteiro. Há uma morosidade inicial em ganhar tração. Perde-se muito tempo com episódios paralelos de menor importância que pouco agregam para o propósito central. O resultado é a falta de coesão e a aleatoriedade narrativa que passa a fazer sentido com uns bons minutos transcorridos.
É um filme esteticamente primoroso capaz de sensibilizar as atrocidades vivenciadas nesse campo de concentração polonês. Mas, infelizmente, é falho em propor alternativas criativas ao que já fomos condicionados a imaginar sobre o tema.
Vale Ver Mas Nem Tanto !
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