Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Mormaço' | 2019

NOTA 8.0

Por Rogério Machado


A abertura de 'Mormaço' é um desbunde. Não exatamente pela estética , mas principalmente pela força que imprime logo ao engatar a primeira marcha do novo longa de Marina Meliande ('A Alegria' - 2010). Dentre as várias mudanças pelas quais a cidade do Rio haveria de passar por conta das Olimpíadas, a escolha foi a implosão da perimetral na área portuária onde uma fumaça branca invade a tela e cobre a protagonista por inteiro. Nada mais impactante para a história que nos aguarda à partir dali. 


Na história Mariana Provenzzano vive Ana,  uma defensora pública que trabalha contra a remoção da Vila Autódromo, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro que a prefeitura deseja riscar do mapa em virtude das instalações esportivas das Olimpíadas de 2016. Ela mesma está correndo risco de perder sua casa por conta da especulação imobiliária que assola a cidade, Ana, cada vez mais cansada por conta do clima e da árdua luta, de repente percebe o surgimento de marcas misteriosas em seu corpo. Essas marcas estranhamente seriam acompanhadas pelo mofo que se apodera de suas paredes, como estigmas de uma vida sem esperança. 

Se engana quem acha que o longa de Meliande se trata somente de crítica social. É bem verdade que a crítica social move a trama, que mostra como a força do povo muitas vezes se torna impotente mediante o poder público e  suas ambições. Os interesses da minoria são mostrados através de dois pontos de vista: tanto dos moradores da Vila Autódromo, próximo ao Parque Olímpico , quanto entre os habitantes de um prédio de classe média na zona sul, onde vive nossa protagonista, que passa a absorver os problemas não somente seus, mas os alheios também. Todas essas pressões irão reverberar em seu corpo através do calor excessivo (potencializado pelo clima carioca), pela libido à flor da pele e por esses estigmas nada atraentes em seu corpo. 

'Mormaço' , que estreou no último dia 09 nos cinemas, transcende a tarefa de cumprir com um cinema de cunho social em tom documental, abraça o cinema de gênero , que por sua vez explora o suspense e até  ficção científica. 'Mormaço' é cuidadoso ao trabalhar com poesia assuntos sérios que culminam em grandes discussões. Meliande encontra um caminho diferenciado e muito atraente ao narrar uma história sobre se sentir impotente, sobre justiça e injustiçado, sobre amor e a ausência dele. 


Vale Ver !


Nenhum comentário