PiTacO do PapO - 'Pokémon: Detetive Pikachu' | 2019
NOTA 7.5
Pika pra todo lado
Por Vinícius Martins @cinemarcante
A atual leva de roteiros que adaptam jogos tem se mostrado, cada vez mais, uma tendência que veio para ficar. Entre erros e acertos, a nostalgia desses filmes faz um apelo aos fãs para que se obtenha o mesmo sucesso que os quadrinhos tem conquistado desde a última década. E agora, em uma agradável surpresa, surge 'Pokémon: Detetive Pikachu', que se propõe a trazer para uma nova geração o game derivado (se é que "derivado" é a palavra mais adequada) dos animes clássicos que cativaram as últimas gerações.
O filme se distancia do jogo em muitos pontos - nunca o joguei, mas "consultei os universitários" e peguei a opinião deles -, porém isso não significa que o resultado final desagrade. A produção é um excesso de referências e fofuras, e o personagem título, que só faz falar "pika" quando tem algo a dizer, agora se torna dialogável. O pequeno amarelo de bochechas avermelhadas se apresenta um tagarela, mas só o personagem de Justice Smith o compreende - o que significa que todos os demais ouviam apenas "pika" o tempo todo. Curiosamente, por ser dublado por Ryan Reynolds no original, é de se esperar uma ou outra piada mais adulta inserida de forma discreta; nada que comprometa a experiência das crianças, que podem assistir a vontade. Esses "extras" estão alí para ser um atrativo a mais para os pais, que podem perder o interesse na jornada do filme sem alguns pequenos estímulos que os mantenham atentos.
O universo apresentado no filme é formado por uma harmonia entre humanos e Pokémons, onde um adota ao outro para si mesmo, em uma parceria para a vida. Nesse aspecto, o filme do detetive Pikachu se aproxima bastante com o conceito apresentado na excelente trilogia literária (que é a melhor já feita, em minha humilde opinião) 'Fronteiras do Universo', que teve um filme em 2007 ('A Bússola de Ouro') e será adaptada em série por uma parceria entre HBO e BBC, com lançamento ainda esse ano. Na trama, as pessoas são acompanhadas por uma figura animalesca que é a personificação da alma fora do corpo. Aqui, embora diferente, é inevitável a comparação.
'Pokémon: Detetive Pikachu' é um filme para crianças com potencial para agradar a adultos e, inclusive, fãs desse universo. Todavia, por ser destinado ao público infantil, seu plot-twist é cartunesco quase ao ponto 'Scooby-Doo'. O vilão é perverso, a mensagem final é fofinha, e o dia é salvo da maneira mais alegórica possível; mas sem ser, necessariamente, previsível. Destaque vai mesmo para a qualidade dos efeitos visuais, que espalham easter eggs por todos os lados e que colocam textura e cor em personagens surreais, ao ponto de tornar crível a existência dos mesmos. Caçar Pokémons passa agora a ser uma atividade bem mais curiosa.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: