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PiTacO do PapO - 'Querida Mamãe' | 2018

NOTA 7.0

Por Rogério Machado


Um relacionamento difícil entre mãe e filha. Um casamento desfeito. Uma doença fatal e a redescoberta da sexualidade. Esses são temas que poderiam ser discutidos em roteiros independentes, mas em 'Querida Mamãe', baseado na obra de Maria Adelaide Amaral que passou pelos cinemas no ano passado, a escolha foi adequar todos os temas e entrepô-los ao conturbado contato entre uma mãe fria e uma filha distante. 

Na história Letícia Sabatella vive Helô, uma médica que sofre de infelicidade crônica, tendo problemas com o marido, Sérgio, (Marat Descartes) e a própria mãe, Ruth,  (Selma Egrei), a quem constantemente acusa de tê-la preterida pela irmã, Beth, que mora fora do país. Já com o casamento por um fio, Heloísa conhece no hospital em que trabalha a pintora Leda (Cláudia Missura), que sofreu um acidente de carro. Grata pelo atendimento prestado, Leda deseja pintar um quadro da médica. Inicialmente reticente, ela aceita a proposta e, ao visitar o ateliê, acaba se envolvendo com a pintora. Entretanto, por mais que o novo relacionamento deixe Heloísa bem mais feliz, ela precisa lidar com o preconceito tanto de sua mãe quanto da própria filha.

Ao lidar com tantas informações, a direção de Jeremias Moreira Filho ('O Menino da Porteira' - 2009), nitidamente demonstra instabilidade em pulverizar tantos temas numa história só, o que prejudica grande parte do trabalho, não abordando com devido tempo e atenção cada um dos elementos que tinha em mãos, que mais tarde culminariam num embate entre mãe e filha pelos erros do passado,  que misturam indiferença, falta de perdão e verdades não ditas.

Entre os problemas que mais incomodam, estão a forte dose de preconceito através das falas de Ruth, Sério e Priscilla, que parecem ter saído de um filme do século passado ou se passar nesses países onde a homossexualidade é sentença de morte. Creio eu que existissem outros caminhos para a demonstração do preconceito, que claro, ainda acontece tanto aqui como em qualquer lugar do mundo. O melodrama também passa da conta: os diálogos entre mãe e filha se dividem entre o bom  e o duvidoso gosto. Porém, como o nipe do elenco escalado muitas vezes pode salvar algumas narrativas, esse milagre acontece em 'Querida Mamãe' - a dobradinha Egrei e Sabatella funciona e o melodrama acaba  'falhando' da maneira certa.

No fim das contas, o que fica é a mensagem:  toda mãe falha; mães não são perfeitas nem super heroínas, mães são apenas...mães. 


Vale Ver !


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