Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Vingança a Sangue Frio' | 2019

NOTA 5.0

Por Rogério Machado 


Liam Neeson há cerca de pouco mais de 10 anos, se firmou como um grande nome em thrillers de ação. O mais curioso é que sua figura não perdeu prestígio entre o mais 'eruditos' por estrelar com frequência filmes cuja finalidade é puramente entreter. Talvez pelo legado expressivo através de obras como 'A Lista de Shindler' (1993) ou 'Gangs de Nova York' (2002), ambas com passagens pelo Oscar. É fato que com personagens como o Bryan de 'Busca Implacável' (2008), ele dificilmente será lembrado pela Academia, mas é bem verdade que sua popularidade só ganha volume num cinema produzido em larga escala: o chamado 'blockbuster'. 


Na trama Liam Neeson é Nels Coxman, um tranquilo homem de família, casado com Grace (Laura Dern), que trabalha como motorista de um removedor de neve e vê seu mundo virado de cabeça para baixo quando seu filho é morto por um poderoso traficante de drogas. Impulsionado pelo desejo de vingança e sem nada para perder, ele fará tudo o que for preciso para destruir o cartel.

É igualmente curioso notar que seu personagem neste 'Vingança a Sangue Frio', que chegou aos cinemas por aqui em março desse ano, se assemelha muito aquele que o catapultou para o posto de ícone de meia idade dos filmes de ação: o progenitor que sai em busca de vingança.  Especialmente nesse caso, muito embora sem preparo, mostra habilidades diversas, seja na capacidade de desenvolver táticas de guerra, tiros certeiros ou ainda destreza nas lutas corpo a corpo contra os mais temíveis vilões. 

Neeson é sempre uma figura empática em cena, e por mais fracos que sejam os personagens atribuídos à ele, o ator consegue transpor as barreiras de um roteiro pobre e conquistar êxito para a obra. Porém , o grande problema de 'Cold Pursuit' (no original) é a outra ponta da corda. Aqui temos um vilão fraco, que eleva negativamente os tons maniqueístas que obras do tipo costumam ter, mas não somente isso, esbarra também numa interpretação equivocada e mal construída. Para completar, Laura Dern, estranhamente apática como a esposa enlutada.

Mas você pode dizer assim: 'Ah pelo menos tem ação, e filmes de ação não precisam de um roteiro engenhoso...' A má notícia é que nem as poucas sequências de ação são satisfatórias. 'Vingança a Sangue Frio' é morno,  de texto com gosto duvidoso, enfim, um projeto definitivamente esquecível. 


Nem Vale Ver !






Nenhum comentário