Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Cyrano Mon Amour' | 2019

NOTA 8.5


Por Rafael Yonamine @cinemacrica

Criatividade sob pressão. É nesse cenário, onde o escritor Edmond, pai de família e desempregado, busca inspiração para emplacar uma peça de teatro. A Paris de 1900 não é mais tolerante do que a atual. De igual forma, produtores teatrais já apresentam a conhecida voracidade pela geração de conteúdo popular e altas arrecadações de bilheterias. O longa retrata o processo criativo por trás da criação do clássico “Cyrano de Bergerac”, um dos maiores sucessos do teatro francês. O diretor Alexis Michalik adota uma ousada licença poética e, de forma fantasiosa e cômica, narra esse processo. A escolha tem execução primorosa e acaba sendo a grande virtude do filme. A criatividade sob pressão é levada ao limite, Edmond avança no desenvolvimento dos atos da peça enquanto o elenco recrutado às pressas ensaia a produção recém escrita. Segue-se assim, um ritmo freneticamente cativante. 


A apreciação do filme depende de concessões do público. Essa está longe de ser uma recriação realista. Muito pelo contrário, é uma proposta explicitamente fantasiosa com toques de humor. O que pode parecer uma debilidade, é na verdade um recurso bem explorado. Michalik navega com extrema habilidade sem se aproximar do infantil ou do absurdo surreal. 

De forma criativa, o roteiro propõe uma combinação indissociável entre as experiências pessoais de Edmond e a inspiração da peça. São diversos os momentos de insights do personagem que se materializam em encenações inspiradoras. O resultado é a criação de uma espiral imersiva que é prazerosa de ser vista. Agrego a isso o aspecto visual deslumbrante. Além de bem dirigido, o filme tem elevado refinamento estético.

Se estiver disposto a experimentações que tenham boas doses cômicas-fantasiosas, sem sombras de dúvidas, “Cyrano Mon Amour” é uma das melhores opções em cartaz.


Vale Ver !


Nenhum comentário