Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'O Professor Substituto' | 2019

NOTA 7.5

Por Rafael Yonamine @cinemacrica

Sem economias emocionais, a primeira cena insere um possível professor desequilibrado que se atira da janela da sala de aula em meio a uma atividade escolar. Inicia-se, desse modo, a construção do mistério que rodeia aquela turma de alunos adolescentes. Seria o problema inerente ao professor ou alguma motivação vinda da turma? Em poucos minutos constata-se que estamos diante de um grupo não convencional. O elemento destoante não é a violência, mas o elevadíssimo quociente intelectual. Essa característica levou a direção da escola a agrupar essa elite numa turma apartada.


A missão de continuar o ano letivo fica a cargo de Pierre, o professor substituto. O recém contratado não leva muito tempo para notar o desnível da turma. Inclusive, são bons os exemplos que tecem a construção dessa intelectualidade diferenciada. Melhor ainda é a capacidade do diretor Sébastien Marnier em desenvolver a ambiguidade comportamental. Além da inteligência, parte desses adolescentes apresentam traços não usuais. Não estamos falando de estereótipos previsíveis calcados apenas na introspecção. Há um bom aporte de paranóia sufocante. Não sabemos ao certo a motivação desses alunos em se reunirem periodicamente para a prática de atividades que se aproximam da auto-flagelação. Tampouco temos clareza se os trotes telefônicos contínuos aplicados ao professor são gratuitos ou fazem parte de uma conspiração maior. O fato é que Marnier é eficiente em prender a audiência, o diretor edifica uma aflição tamanha que tem como resposta um paralelo de ansiedade pela resolução de mesma magnitude.

Por esse motivo, o desfecho, apesar de nobre, não é dos mais coesos. O filme é do tipo que arma um contexto paralelo em prol de uma denúncia que não demanda todo esse alicerce. Resumidamente, são muitas voltas dadas para um propósito distante. De qualquer forma, é um filme provocativo que vale ser visto.


Vale Ver ! 



Nenhum comentário