PiTacO do PapO - 'MA' | 2019
NOTA 6.0
Por Rogério Machado
Vingança. Sem dúvida alguma é um dos temas mais recorrentes da dramaturgia e ansiados por quem aprecia uma boa trama. Seja na literatura, na tevê ou no cinema, esse mote ganha proporções que demandam histórias de redenção, perseguição e outras mais densas ou obscuras que podem ter uma razão, que vão de um conteúdo com consistência até ao mais banal. 'MA', do cineasta Tate Taylor, que tem exemplares de peso como 'Histórias Cruzadas' (2011) e 'A Garota no Trem' (2016) no currÃculo, trabalha o tema acrescentando bullying, stalking e outros elementos que deveriam somar forças ao suspense. Isso mesmo, deveriam.
No longa , Maggie (Diana Silvers) e seus amigos, todos menores de idade, estão tentando descolar bebidas alcoólicas em um mercado quando conhecem Sue Ann (Octavia Spencer), uma mulher adulta que usa sua identidade para ajudá-los. Além de comprar as bebidas, ela decide oferecer sua casa para que eles organizem uma festa com o pessoal do colégio. Os eventos acabam se tornando uma rotina do grupo, até que os jovens começam a identificar um comportamento estranho por parte da dona da casa, que se torna cada vez mais controladora e obsessiva.
O que poderia resultar num suspense com altas doses de tensão, acaba tomando a forma de uma narrativa fria, sonolenta e pouco interessante. É curioso tentar entender a condução de Tate (que já demonstrou destreza anteriormente no gênero), que posterga todas as resoluções para os momentos derradeiros. Descobrimos o porque de toda a raiva de Sue Ann em flash-backs que também demoram a se revelar e que não chegam a ter o impacto que esperamos deles.
É realmente lamentável que uma premissa relativamente interessante, se configure apenas como um 'suspense psicológico okay', que só consegue algum êxito muito por conta da surpreendente encarnação de Otávia Spencer nesse personagem de olhar vÃvido, voz mansa , mas que carrega uma nuvem escura sobre si. Além de Spencer, outros nomes de peso estão no casting, como Alisson Janney , Luke Evans e Juliette Lewis, que inclusive acabam sendo desperdiçados em papéis muito aquém de seu potencial.
Vale Ver Mas Nem Tanto!
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