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PiTacO do PapO - 'Uma Noite Não é Nada' | 2019

NOTA 6.5

Por Rogério Machado 



O veterano Alan Freisnot ('Ed Mort' - 1997 e 'Desmundo' - 2003) , cineasta francês radicado em São Paulo, flerta com um drama seco e cortante em 'Uma Noite Não é Nada', filme selecionado para o último Festival Internacional de Cinema do Rio que acaba de chegar em circuito comercial por aqui. O recorte temporal nos leva até a epidemia de AIDS nos anos 80 e insere nesse contexto a história de uma paixão avassaladora com consequências dolorosas entre um professor da rede pública e sua aluna disfuncional.


Estamos na São Paulo de 1985. Agostinho (Paulo Betti) , é um professor de  física decadente, casado com Januária (Cláudia Mello) e leciona em um curso supletivo noturno. Ele se apaixona por sua aluna Márcia (Luíza Braga), uma jovem instável, viciada em  drogas e soropositiva. Dividido entre a rotina  familiar e os encontros com Márcia, Agostinho arrisca tudo e, em um misto de paixão e loucura, se contamina propositalmente com o vírus HIV. Surpreendentemente, Agostinho contará com a compreensão e compaixão da companheira. 

Em dado momento, a aula do professor Agostinho acontece  numa sala escura. O projetor está ligado e entre uma lâmina e outra, o mestre descobre que a aluna que havia lhe chamado a atenção e naquele momento opera o aparelho, está num quente momento de masturbação. Passado esse primeiro instante, a atração pela garota é imediata e o encanto cresce a cada contato, que gira entre encontros para um baseado ou investidas em uma aproximação mais íntima que acaba resultando numa cena de tentativa de estupro. 

Mesmo com essa intimidade proposta, a relação entre aluna e professor não se estabelece de maneira orgânica. O universo dessa garota misteriosa não é destrinchado pela visão de Freisnot, só sabemos que ela tem algum problema com o pai, que é viciada e que contraiu HIV.  As motivações (para o bem ou para o mal) se escondem atrás de sua rebeldia e o desenvolvimento desse personagem em especial  fica estagnado. Em contrapartida, Betti em mais um excelente atuação, tem crescente envolvimento com o histórico e a história do personagem defendido. Mesmo achando as escolhas desse personagem dramáticas em excesso e praticamente inverossímeis, não conseguiria desprezar o mérito na entrega desse grande intérprete. 

Polêmico e ousado, 'Uma Noite Não é Nada', se perde entre a necessidade de chocar e a insuficiência na abordagem desses personagens que a princípio tinham tanto o oferecer. O longa de Freisnot é um drama pesado, soturno, - clima esse potencializado pela ótima fotografia de Pedro Farkas -, mas que perde a oportunidade de demonstrar vigor ao falhar em ser mais categórico na introdução de detalhes que poderiam somar à narrativa. Esses personagens assumem seus pecados, estão distantes da redenção, mas parecem não se dar conta da força quem têm. 


Vale Ver Mas Nem Tanto !



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