Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Quem Você Pensa Que Sou' | 2019

NOTA 8.5

Por Rafael Yonamine @cinemacrica 


Quando o talento fala não há amarra que se pronuncie em primeiro plano. “Quem Você Pensa Que Sou”, a princípio, vale-se de uma encruzilhada quase que rotineira nos dias atuais. E, por isso, pode numa simples leitura de sinopse não canalizar a devida atenção. Estamos diante do clássico encontro de uma mulher e um homem no mundo virtual. Claire cria um perfil falso numa rede social e passa a nutrir uma relação fundamentada numa figura hipotética. Comum? Não nas mãos de Safy Nebbou.


As motivações da dama virtual tem como ponto de partida a frustração na relação conjugal, chega-se ao ponto de detalhar os mecanismos dessa válvula de escape digital a uma terapeuta. Aliás, é no relato de uma das consultas que a história se constrói num jogo preciso de lembranças e sofrimentos presente. A densidade psicológica ganha em complexidade pelo fato de ela, Claire, estar à frente dos 50 anos de idade enquanto ele é apenas um jovem. O jogo de idades encontra terreno fértil na combinação irretocável da atuação de Juliette Binoche e a direção de Nebbou. Ao imprimir enquadramentos extremamente intimistas associados a uma atmosfera melancólica, a atriz é capaz de entregar uma atuação comovente. Binoche não deixa espaço para dúvidas. Absorvemos toda a carga de sentimentos pertinentes a uma mulher de meia idade em meio a uma experimentação dessa natureza.

A habilidade da direção em tornar o comum em memorável é impressionante. Deixo como exemplo a cena de umas das conversas por telefone onde Claire está no carro. Nesse momento, já existe mais intimidade entre os personagens, o diálogo avança das perguntas triviais à simulação de sexo. São sucessões de closes claustrofóbicos apaixonados inseridos num contexto urbano. A câmera pessoal extrai os sentimentos e pinta os planos com as cores de um semáforo próximo. Colore-se a ilusão amorosa de vermelho, amarelo e verde.

Dá gosto de ver. Preste-se esse favor.


Vale Ver !


Nenhum comentário