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PiTacO do PapO - 'Rir ou Morrer' | 2018

NOTA 7.5

Rir da desgraça 

Por Rogério Machado

O cinema finlandês tem se levantando com força de uns anos pra cá e mostrado que pode oferecer um vasto leque de opções e temáticas tomando como ponto de partida a história do próprio país, cheio de personagens e personalidades que poderiam estar em qualquer folhetim hollywoodiano: 'Tom da Finlândia' e 'O Outro Lado da Esperança' (2017) nos dão a certeza que esse cinema tem ainda muito por mostrar. 


O longa que é baseado em eventos reais retrata a Finlândia em 1918, quando um grupo de atores prisioneiros sentenciados à morte se empenha para montar uma peça de teatro humorística. A intenção é entreter o comandante da tropa alemã, que está visitando a cadeia e tem fama de nunca rir. A missão é objetiva: se conseguirem fazê-lo rir, escaparão da execução. O grupo é liderado por Toivo Parikka (Martti Suosalo), considerado o homem mais engraçado do país. 

Com humor negro e situações exageradamente grotescas, o longa mostra a humanidade sob uma luz cômica. A fotografia escura e cinzenta nos ambientam ao cenário degradante da gerra, mas em contrapartida, existe um tom ácido, e contrariando todas as expectativas, leve no semblante de parte daqueles prisioneiros, sobretudo na forte presença de Parikka, que ostenta um olhar altivo, de quem tem consciência do que ele é e do que ele pode fazer com seu talento - aqui ele tem a missão de defender sua vida assim como a de seus companheiros. O drama se funde no tom cômico com fluidez , que resulta em cenas de alto potencial empático com o público a que se destina. 

'Suomen Hauskin Mies' (no original) é mais uma dessas obras que nos levam à reflexão: vidas custam barato demais e guerras estão acima dos homens. À medida que a trama avança as lições vão ficando mais claras ao nos depararmos com esse grupo de pessoas que deveriam lutar por suas vidas enquanto faziam os outros rirem. A analogia do 'rir quando tudo está do avesso' aqui se faz lógica e voraz. É uma produção para poucos, mas é obrigatória para quem quer se aprofundar em formas diversas de sentir e pensar cinema. 


Vale Ver !




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