Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Abominável' | 2019

NOTA 8.5

Por Rogério Machado 


Com 25 anos de existência, a DreamWorks Animation hoje é uma das mais expressivas fábricas de entretenimento em Hollywood. Desta vez, o estúdio responsável por novos clássicos como 'Shrek' e 'Madagascar' , aposta pesado no mercado chinês com 'Abominável', que sob a direção de Jill Culton e Todd Wilderman, acaba de chegar aos cinemas nacionais. A grandiosa das animações já havia feito, e com notável sucesso, uma outra investida parecida com a franquia 'Kung- Fu Panda', que exalta a cultura oriental como a filosofia e até mesmo a culinária. 


Na trama conheceremos a pré adolescente corajosa e super ativa Yi (Chloe Bennet). Depois de um dia cheio de trabalho, ela encontra um jovem Yeti no telhado de seu prédio em Xangai. Ela e seus amigos travessos, Jin (Tenzing Norgay Trainor) e Peng (Albert Tsai), o nomeiam "Everest", assim como as montanhas geladas do Himalaia. Os três então embarcam em uma jornada épica para levar a criatura mágica de volta para sua família no ponto mais alto da terra. Mas nem tudo serão flores no caminho: os amigos precisarão estar sempre um passo à frente de Burnish (Eddie Izzard), um colecionador de animais exóticos muito rico , e da zoóloga Dra. Zara (Sarah Paulson) que têm a intenção de capturar o Yeti à qualquer custo e impedir que levem o mostrengo fofo de volta pra casa.

Diferente da franquia 'Kung-Fu Panda', 'Abominável' tem uma pegada contemporânea, com uma China cercada de arranha-céus e luzes multicoloridas, fruto de uma arquitetura futurista num dos maiores centros financeiros globais. Esses detalhes são facilmente notados na sequência em que Jin ajuda o grandalhão Yeti a fugir de seus algozes. Na segunda, e não menos bela segunda parte, os cenários vão mudando e valorizando regiões exóticas da Ásia - à medida que a ação avança, os efeitos tomam proporções ainda maiores. São sequências ousadas que vão desde  um surf em milhares de flores até detalhes minuciosos como o pelo alvíssimo do monstro em contato com o vento. Não seria portanto uma surpresa indicações ao Oscar 2020, ainda que fosse somente em categorias técnicas. 

Mas nem só de técnicas de ponta vivem as animações: além da quebra de conceitos com uma garotinha assumindo o protagonismo, as velhas e boas lições estão presentes sem fazer a menor cerimônia,  e nesse caso, até críticas à preservação do meio ambiente e da fauna. Assumir posturas didáticas é um lugar comum em animações, mas o refinamento e a delicadeza da produção amenizam qualquer sensação de não originalidade. 'Abominável' é com toda certeza uma das mais bem cuidadas produções do ano. Foi se o tempo que animação era coisa de criança: aqui o recado se faz patente até mais para adultos do que propriamente para o público infantil.


Vale Ver !


Nenhum comentário