PiTacO do PapO - 'Fratura' | 2019
NOTA 8.5
Por Rogério Machado
Desde que estreou, 'Fratura', filme original Netflix, tem causado um grande burburinho entre os assinantes da plataforma de streaming. O filme dirigido por Brad Anderson, (de 'Beirut', também original da plataforma, além do ótimo 'O Maquinista', estrelado por Christian Bale), pode mesmo deixar um ar de confusão ao final, que, dentre as mais variadas interpretações ou teorias levantadas pelo público que se possa fazer, deixa claro que pretende colocar em questão o poder de fuga de uma mente quando colocada sob uma pressão extrema.
Na trama, Ray (Sam Worthington), sua esposa Joanne (Lily Rabe) e a filha Peri, estão voltando para casa depois de um almoço de ação de graças com os avós da menina. A fim de encontrar pilhas para o discman de Peri, eles param em um posto na estrada. É quando Joanne sai para usar o banheiro e Ray se distrai procurando uma caixinha de maquiagem no carro, que a pequena Peri se afasta e tem o braço quebrado após cair num canteiro de obras.. Depois de uma corrida frenética para o hospital e um confronto com a enfermeira, Ray finalmente consegue ser atendido. Enquanto a esposa e a filha descem para uma ressonância magnética, Ray, exausto, desmaia em uma cadeira no saguão. Ao acordar, ele descobre que não havia nenhum registro no hospital, como se a menina e sua esposa nunca estivessem passado por ali.
Na direção, Anderson, concentra sua trama no ambiente hospitalar e faz questão de frisar o tom dúbio: seria a equipe do hospital uma gangue de traficantes de órgãos - já que em dado momento fica claro a pressão por uma doação em caso de óbito, quando do preenchimento da ficha de cadastro do hospital - ou ainda, seria simplesmente um delÃrio daquele homem que tinha um passado de dor e culpa trazidos até aquele momento por conta de sua própria imprudência?
No fim das contas, 'Fratura' discute o que a mente é capaz de fazer para se eximir de uma culpa e para não carregar um trauma. No que diz respeito a mim, sem surpresas: O plot ao final só serviu como um mero jogo de cena para tornar a trama mais interessante do que ela realmente é. Mas não dá para negar o bom clima de suspense mantido sem esforço, e pela dúvida que consegue plantar sobre a Ãndole dos personagens. Não é um grande filme, mas tem vigor no que tange a entreter seu público alvo.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: