Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Morto Não Fala' | 2019

NOTA 8.5

Por Rogério Machado


Existe um estigma de que brasileiro não sabe fazer cinema de horror. É certo que com poucos recursos e sem grandes estúdios na retaguarda, essa realmente é uma tarefa arriscada , já que muito do que vemos nos grandes filmes de terror, (mesmo nem sempre acertando), dizem respeito aos efeitos especiais e principalmente os sonoros. 'Morto Não Fala', elogiado terror originalmente brazuka que passou pelo Festival Internacional de Lisboa e no Fantastic Fest em Austin, no Texas, prova que com uma ideia original e um roteiro à altura, é possível fazer cinema de horror com qualidade por aqui. Que caia então por terra todo e qualquer estigma. 


Na trama Daniel de Oliveira é Stênio, um plantonista noturno no necrotério de uma grande e violenta cidade. Em suas madrugadas de trabalho, ele nunca está só, pois possui um dom paranormal de comunicação com os mortos. Ali ele fica sabendo desde assuntos  irrelevantes até  em que tipo de emboscada morreu um marginal perigoso. Mas entre um recém chegado ou outro à sua mesa de necropsia,  quando as confidências que ouve do além revelam segredos de sua própria vida, Stênio desencadeia uma maldição que traz perigo e morte para perto de si e de sua família.

Sob direção do ainda desconhecido, mas com alguns trabalhos em carteira (como por exemplo na série global 'Carcereiros'), Dennison Ramalho, que também é responsável pelo roteiro junto com Cláudia Jouvin, demonstra habilidade ao unir o drama de uma família ao mundo sobrenatural e daí fazer nascer um cinema de gênero com altas doses de sustos e muito gore, que por mais incrível que possa parecer, não soa barato ou fora de lugar. É por tanta ousadia, representando com fidelidade o interior de um lugar como um IML, sem economia de vísceras, sangue jorrando e texturas diversas, que o longa merece destaque, além claro do argumento convincente que dá vazão ao horror. 

Com base nos contos de terror do jornalista Marco de Castro, 'Morto Não Fala' , que foi exibido no Brasil no Festival do Rio do ano passado, tem no elenco outra grande força para apresentar essa trama sombria. Daniel de Oliveira, mais uma vez entrega uma grande performance, envolta em tensão e medo. Assim como todo o elenco que ainda conta com Fabiula Nascimento, Marco Ricca e Bianca Comparato. 

Traição, assassinato, mortos que retornam, vingança, estão entre os muitos ingredientes que compõem essa trama. 'Morto Não Fala' derrapa somente em reafirmar um machismo intrínseco na sociedade e em função disso posicionar a mulher como vilã numa trama onde ela tecnicamente seria a vítima. Mas analisando o terror como gênero em si, podemos dizer que estamos diante de um bom representante do nicho por aqui, juntando-se a grande exemplares como 'As Boas Maneiras' e 'Animal Cordial'.


Vale Ver !


Nenhum comentário