PiTacO do PapO - 'Ford vs Ferrari' | 2019
NOTA 7.5
Por Rafael Yonamine @cinemacrica
Do tipo em que a transposição da ideia construÃda no tÃtulo se materializa, sem perdas, para as telas. Em "Ford vs Ferrari" não faltarão sequências magnéticas de automobilismo. Mais precisamente, o momento histórico onde as fabricantes Ford e Ferrari duelam pelo cobiçado troféu de corrida de Le Mans na década de 60. O que confere versos poéticos ao acontecimento, que se baseou em fatos reais, é o fato de que a Ford era um novo desafiante na competição. Sem tradição, portanto, o mandatário da fabricante norte-americana, Henry Ford II, designa o projeto ao ex-piloto Carroll Shelby, que por sua vez convoca Ken Miles para ser o piloto.
A competência em conectar a audiência é inegável. O filme não é curto, conta com bons 150 minutos. Mesmo assim, a sensação é o de assistir um espetáculo de corrida em toda a sua amplitude: da preparação à resenha posterior ao evento. Os fatos fluem harmoniosamente e não incorrem em redundâncias. Apesar de se classificar como drama, para os meus padrões, a experiência tem boas notas de ação/ aventura. Amantes de automobilismo ávidos por velocidade e som de motor não terão do que se queixar. Também impressiona a capacidade metamórfica de Christian Bale. Além da atuação competente, é difÃcil acreditar que estamos diante da mesma figura que representou Dick Cheney em "Vice" há não muito tempo.
O magnetismo, entretanto, ocorre a um preço alto. O roteiro é exageradamente óbvio, o filme simplesmente não se arrisca. Os momentos iniciais são o bastante para levantarmos hipóteses que, infelizmente, se perpetuam imutáveis por toda a longa extensão da obra. Os poucos momentos inventivos recaem em retratos grotescos, como tentativas de tornar a absorção do todo mais palatável. Deixo como exemplo a relação conjugal de Miles.
Entre erros e acertos o saldo é positivo. Filme com boas doses de emoção, mas que dificilmente será lembrado com entusiasmo.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: