Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'A Odisséia dos Tontos' | 2019

NOTA 7.0

Por Rafael Yonamine @cinemacrica


Filme essencialmente amparado por um contexto histórico. Nós, brasileiros, chegamos a vivenciar algo similar, mas com 10 anos de antecedência. Dessa vez, a restrição de saque de recursos da poupança, também conhecido como "Corralito", tem a Argentina como vítima. O que já seria um contratempo por si, é potencializado pelas recentes incursões empreendedoras de Fermín (Ricardo Darín). Dias antes do fatídico anúncio do Corralito, o protagonista levanta verba de diversas pessoas da pequena Alsina para reativar uma Cooperativa. Aplicado o Corralito, inicia-se o desespero coletivo canalizado, num primeiro momento, no idealizador da empreitada. O elemento que torna o enredo possível é o fato de banqueiros e empresários terem conhecimento prévio da medida federal, fazendo o saque de todos os depósitos antes da medida vigorar.


A linha adotada pelo diretor Sebastián Borensztein é claramente a de se desvencilhar de um drama típico, a abordagem tem bons volumes de inserções cômicas. Território, inclusive, em que já apresentou boa desenvoltura ("Um Conto Chinês"). De certo modo, é possível estabelecer um paralelo com "Bastardos Inglórios". Recria-se um fato histórico de notável mobilização popular onde o desfecho fictício vai de encontro ao deleite coletivo. Borensztein propõe a jornada de injustiçados interioranos contra o mal materializado no empresário golpista.

É evidente que a sucessão de fatos é fantasiosa, não esperaria algo diferente. Mas entre a criação do suspense e a inserção de elementos cômicos, considero que a segunda oferta, que poderia ser vista como colateral, é a que acaba tendo notoriedade. Os melhores momentos são regidos pelo personagem interpretado por Luis Brandoni. São inúmeras tiradas ácidas com a clara qualidade de quem domina a arte do humor. Para ilustrar, o nível elevado do ator é similar ao já apresentado no recente "A Grande Dama do Cinema". Darín, por sua vez, é apenas funcional. Obra competente em te ocupar por quase 2 horas, nada mais que isso.


Vale Ver !



Nenhum comentário