Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Segredos Oficiais' | 2019

NOTA 9.0 

Por Rogério Machado

Sabemos que guerras são dois lados buscando hegemonia. Sabemos que numa guerra, mais do que qualquer outro motivo, são os interesses políticos que se sobrepõem à razão ou a vontade da maioria. O que vamos descobrir em 'Segredos Oficiais' é que existe também aqueles que jogam sujo para que guerras aconteçam: as chamadas 'guerras ilegais'. A catastrófica guerra do Iraque no início dos anos 2000 se enquadra nesse nicho e se tornou, dentre tantos, um dos episódios mais vergonhosos da história americana. O longa do cineasta Gavin Hood ('O Suspeito' - 2005), que acabou de chegar aos cinemas brasileiros,  é a tradução em imagens desse momento que precisa ser lembrado para que não seja repetido. 


A trama  que é baseada numa história real, nos apresenta  Katharine Gun (Keira Knightley), que depois de passar anos trabalhando como tradutora de mandarim para inglês num departamento de inteligência do Reino Unido , a GCHQ, tornou-se mundialmente famosa ao expôr segredos extremamente confidenciais da Agência de Segurança Nacional. Depois de obter acesso a memorandos secretos, ela foi capaz de provar que ocorreu uma grande pressão a seis países para que eles votassem a favor da invasão ao Iraque em 2003.

Assim como eu, muitos já podem até terem se esquecido, mas a Guerra do Iraque e suas abomináveis consequências – centenas de milhares de mortos, a ascensão do Estado Islâmico, o caos na Síria, e talvez até a presidência de Donald Trump – por pouco não aconteceu. Nas semanas anteriores à invasão – iniciada em 19 de março de 2003 –, a campanha dos EUA e do Reino Unido a favor da guerra parecia fadada ao fracasso. O lobby dos falcões anglo-americanos era como se fosse um carro velho caindo aos pedaços, prestes a dar seu último suspiro.

A justificativa para o ataque, segundo os americanos, é que Saddam era aliado a Al Qaeda e que estavam produzindo armas poderosas de aniquilação em massa. Nada disso foi provado, e com o apoio equivocado e repleto de dribles com respeito à aprovação do Conselho de Segurança da ONU, os planos de George W. Bush e o então primeiro ministro Tony Blair,  mais tarde com a concretização dessa guerra, se tornou o pesadelo dessas lideranças. 

Mesmo com cerca de 2 horas de projeção o longa apresenta um bom desenvolvimento.  A direção competente de Hood apresenta uma narrativa fluida e num nível de suspense crescente e intrigante. Keira Knightley entrega uma performance bem dosada. Já Ralph Fiennes nos dá bem menos do que estamos acostumados a ver, talvez porque o papel do advogado de defesa de Gun não represente tanto para a trama em si. 'Segredos Oficiais' é com toda certeza um dos melhores filmes  no que diz respeito a  esse episódio grotesco no histórico do poder público americano.


Super Vale Ver !




Nenhum comentário