Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Ainda Temos a Imensidão da Noite' | 2019

NOTA 7.0

Por Rafael Yonamine @cinemacrica 


O rótulo de cidade do rock de Brasília não tem aderência com o momento vivido pela banda de Karen e seus amigos. A proposta alternativa que conta com trompete e um ar post-punk não é popular, a excitação da banda vem da singela contagem das duas dezenas de pessoas que confirmaram presença no show pelo Facebook. Logo, a excitação não escapa do choque de realidade da presença efetiva de apenas 5 pessoas. Esse é o cenário: amor pelo rock e a impossibilidade de viver da música.


A generalização "Sexo, Drogas e Rock and Roll" aplica-se perfeitamente ao contexto estabelecido pelo diretor Gustavo Galvão. Uma boa parcela do longa investe na caracterização desse ambiente. Para os amantes do punk, inclusive, será impossível não se divertir com a participação especial do Clemente da clássica banda paulista Inocentes. Com poucos toques de diferenciação, o principal elemento capaz de gerar algum tipo de empolgação são as sequências musicais, de resto é tudo muito comum.

A trama se descola do retrato trivial ao propor inicialmente o contraponto entre o amor musical compartilhado entre os integrantes e suas diferenças sócio-econômicas. Há quem tenha desapego do emprego em favor da música, há quem seja mais conservador e agarre com mais vigor oportunidades como cargos públicos ou funções melhor remuneradas na iniciativa privada. Além das divergências de propósito, pois para a protagonista Karen a carreira musical é o caminho claro, a trilha do rock alternativo também embala um triângulo amoroso.

Mesmo sendo capaz de enunciar essas duas construções, contexto sócio-econômico e experimentação amorosa, Galvão não consegue materializar a diferenciação com episódios impactantes. Os dramas e reveses discorrem sem oferecer grandes novidades: a diferença de visão entre os membros não é mobilizadora, a vida amorosa de Karen não é representada de forma interessante.

Se o tema agradar, deixo como sugestão o filme Russo "Verão".


Vale Ver !



Nenhum comentário