Adsense Cabeçalho

PiTacO do PapO - 'Entre Facas e Segredos' | 2019

NOTA 10  

Minha casa. Minhas regras. Meu café.

Por Vinícius Martins  @cinemarcante


A percepção da estrutura de 'Entre Facas e Segredos', novo filme à la Agatha Christie que chega aos cinemas em uma temporada meio ingrata, é algo oscilante e inconstante pela natureza de sua proposta; no entanto, apesar disso, seu enredo não pode ser considerado instável em nenhum aspecto. Tal constatação pode até parecer algo contraditório, mas é uma ligeira confusão mental igual a que é provocada intencionalmente pelo filme comandado por Rian Johnson. O longa se apresenta como uma trama de mistério, na prerrogativa "quem matou?", e logo em seguida alterna o próprio gênero e se transforma em um duvidoso questionamento de "quem sabe?", dando ao público a impressão de que quem está sendo feito de bobo é, na verdade, o investigador que "protagoniza" a produção. Uma doce ilusão. Mas voltando à percepção, o que oscila na maneira com que o filme se constrói é a opinião do público (não sobre a obra, mas sobre a cadência dos acontecimentos) enquanto é levado a duvidar de tudo, mesmo quando o filme lhe dá o respaldo da certeza; e a inconstância, aqui, é consequência proposital de uma narrativa que vai e volta, que se repete em outros ângulos enquanto se revisita para acrescentar uma nova versão ao mistério.  


Essas características seriam algo ruim em qualquer outro filme feito sob a direção de alguém menos competente e que não tivesse o mesmo espírito visionário, mas aqui não só é algo muito bom como também funciona perfeitamente bem. Há a estabilidade do propósito, do mistério e do destino que o autor quer dar à sua história, e isso rende uma exploração de camadas intrigante, em uma liberdade criativa deliciosa de se assistir. A técnica é bastante atraente, com a trilha rodeando a ação de uma maneira tão sutil que chega a se fazer imperceptível, quase como se fosse inexistente, acompanhando pontualmente o desembolar dos fatos e aparecendo em evidência somente quando realmente necessária. O silêncio se torna um elemento da narrativa, e a fotografia faz a ambientação ser um estudo impressionante sobre a psiquê e a personalidade de cada integrante do caso. Destaque para Ana de Armas, que definitivamente rouba a cena para si - em especial em um momento crucial da trama, quando a câmera, posicionada em uma fotografia límpida e equilibrada, é abruptamente tirada do tripé para acompanhá-la em movimentos bruscos enquanto sofre indagações de todos os lados.

O detetive Benoit Blanc, interpretado por um Daniel Craig cheio de trejeitos peculiares, é um excêntrico comum. Em alguns momentos ele parece uma caricatura expressionista de Hercule Poirot com menos pragmatismos, e em outros um protagonista de novela de rádio cuja própria existência lhe foge a compreensão. O que ele fazia nesse caso? Quem o havia contratado? O que havia de errado com as combinações que não se encaixavam? Dúvidas sobre dúvidas, e ainda mais dúvidas após a chegada das certezas, quando ele se senta na poltrona dos suspeitos, filmado por um ângulo que o enquadra justamente no centro de dúzias de facas distribuídas em um pedestal enquanto os espectadores escutam uma batida constante de tempo passando, como se uma contagem regressiva estivesse sendo realizada. E os espectadores são presenteados aqui com a carícia e tanto no ego por saberem mais do que o investigador, uma vez que a perspectiva não fica limitada a ele.

O grande charme de 'Entre Facas e Segredos' está na facilidade com que ele se desenvolve, na degustação visual que ele proporciona e em sua fácil digestão pós-sessão. É um filme que consegue a façanha de ser ao mesmo tempo simples e complexo, fácil e abstruso, cristalino e enredado. A trama criada pelo diretor e roteirista Rian Johnson subverte a si mesma a todo instante, provocando uma montanha russa de expectativas que se expandem em refração ao próprio destino aparentemente estabelecido, evidenciando ainda mais o próprio brilhantismo enquanto obra original. Sem mais delongas, dado o risco de deixar escapulir algum spoiler gratuito, deixo uma recomendação aos amantes de um bom mistério: desconfiem de todos, sem exceções, mesmo quando o filme estabelecer a resolução diante dos seus olhos.


Super Vale Ver !


Nenhum comentário