PiTacO do PapO - 'Veneza' | 2019
NOTA 9.0
Asas para os sonhos...
Por Rogério Machado
O que seria o cinema senão a arte da fantasia? Promover histórias que normalmente não viverÃamos, ou mesmo aquelas que nunca poderiam existir, é o que a sétima arte tem de melhor. Nem só de cinema palpável e impregnado de realidade bruta vivem as produções nascidas por aqui, e 'Veneza', o segundo longa metragem sob a alcunha de Miguel Falabella, mistura esses dois mundos (realidade e fantasia) de uma maneira tão tocante que se torna uma missão impossÃvel não se pegar, não somente envolvido como emocionado.
Na história vamos descobrir já com poucos minutos de projeção que o maior sonho de Gringa (Carmen Maura, uma das maiores estrelas do cinema espanhol) é reencontrar Giácomo, o único homem que amou em toda sua vida. Já muito idosa, ela hoje vive no quarto de um bordel que um dia ela comprou e ao longo dos anos arrebanhou meninas como Madalena (Carol Castro) e Jerusa (Danielle Winitz). Mesmo cega e muito doente, ela insiste em realizar seu último desejo: ir até Veneza para pedir perdão ao amante que abandonou, décadas atrás. Para levá-la à cidade italiana, caberá a Tonho (Eduardo Moscovis), Rita (Dira Paes), e outras moças que trabalham para Gringa que idealizam um fantástico plano com a ajuda de uma trupe circense.
O longa que teve sua estreia no Brasil em Gramado em agosto desse ano , é uma ode aos sonhos. Mas será que um sonho, para se realizar, precisa estar mesmo acontecendo na realidade? Só parece complicado. Gringa queria Veneza e teve Veneza, e todos seus amigos viveram Veneza com ela. O sonho de Gringa, ao se realizar, abre o entendimento dos demais que por consequência têm a capacidade de sonhar renovada.
Carmem Maura (estrela de diversos filmes do cultuado cineasta Pedro Almodóvar), se torna a grande dádiva recebida por Falabella para dar a exuberância cênica que sua obra tem. Mas claro, todo o amparo técnico da produção coopera para tornar a experiência ainda melhor: a luz e a fotografia aqui se tornam essenciais ao sonho, e esses quesitos respondem a altura e dão ainda mais charme a história que nos é proposta. 'Veneza' exalta a imaginação e o sonho, mas também tem doses indigestas de realidade, afinal de contas, e infelizmente, nem todos compreendem o sonho alheio.
Lágrimas e risos ao fim da sessão deram conta de me dizer que o que acabei de assistir valeu a pena.
Super Vale Ver !
Deixe seu Comentário: