Adsense Cabeçalho

Especial Quarentena: Combo 'De Volta Para o Futuro' | 1985 -1990

Por Rogério Machado 

Não há o que negar. Robert Zemeckis criou a trilogia definitiva quando pensamos em obras que abordam as viagens no tempo. De 1985 pra cá, tudo que foi produzido, inevitavelmente fica próximo de uma cópia. É claro que já houveram grandes e bons exemplos de filmes dentro da temática, mas a saga 'De Volta Para o Futuro' se torna inesquecível por ter aberto o caminho e ter alcançado um número incontável de fãs. 


Apesar de inúmeros títulos descartáveis, existem muitos outros que se reinventaram no gênero e podem servir de exemplos positivos. Filmes que foram além da temática e que acrescentaram originalidade e elementos que se fundiram ao tema com êxito e apresentaram frescor. Desses exemplos de sucesso eu poderia citar a série de filmes 'Efeito Borboleta' (2004), que não manteve o nível nas sequências, mas ainda sim manteve o interesse do público. Outras boas produções como 'No Limite do Amanhã' (2014), 'Deja-vu' (2006) e 'Questão de Tempo' (2013), são exemplificações que abraçam gêneros distintos mas que apostam nas viagens no tempo em sua espinha dorsal. 

Aproveitando essa época de reclusão, nós preparamos esse mega combo 'De Volta Para o Futuro' como dica infalível para sua diversão em casa, comentando os três filmes da saga. A trilogia está disponível no Telecine Play.


➧DE VOLTA PARA O FUTURO | 1985

O primeiro filme de uma saga de sucesso sempre carrega o estigma de ser o melhor. É claro que como introdução às aventuras de Mcfly e Dr Brown, a produção tinha a favor o fator novidade e claro, as poderosas campanhas de marketing, isso sem deixar de mencionar o nome de Michael J. Fox, uma estrela em plena ascensão que atraiu a atenção do grande público. Na direção, Robert Zemeckis vinha também de um grande sucesso, 'Tudo Por Uma Esmeralda' (1984), estrelado por Kathleen Turner e Michael Douglas.  Nessa introdução, seremos apresentados ao Jovem Marty Mcfly, que não é lá muito popular em seu meio mas tem uma namorada que se destaca entre as beldades do colégio. Ele é amigo do cientista Dr Emmet Brown, que está a um passo de realizar a primeira viagem no tempo através de um carro repleto de botões e engenhocas, o famoso Delorean. Depois de um embate inesperado com terroristas líbios, Mcfly acidentalmente é quem viaja e volta 30 anos no tempo, mais precisamente em 1955. Nesse respectivo ano, ele esbarra com George, seu futuro pai, e é aí que começa a corrida de McFly de garantir sua existência:  fazer com que seu pai se apaixone por Lorraine, sua futura mãe.  A graça de tudo? Lorraine fica caidinha por Marty e ele vai ter que se desvencilhar desse 'acidente do destino' para que seu futuro aconteça. 

➧DE VOLTA PARA O FUTURO 2 | 1989

É ... parece que a máxima que sequências não seguem os passos de suas histórias de origem não funciona também com o segundo filme da saga 'De Volta Para o Futuro'. O longa não só consegue manter o nível da boa primeira trama apresentada ao público, como também consegue enriquecê-la: o termo reviravolta (hoje chamado de plot twist) é uma constante nessa segunda produção. Aqui só não existe a viagem no tempo, como também é inserido o chamado futuro alternativo, uma realidade paralela, a qual o Dr Emmet Brown chama de 'contínuo-espaço-tempo'. É apostando nisso que a trama, que é diretamente interligada com a do primeiro filme, ganha infinitas possibilidades de ação onde existe dois Mcfly habitando no mesmo tempo e espaço , em 1955. Na história da segunda trama que é focada no vilão da trama, Biff Tannen, Marty Mcfly precisa alterar a falha nessa 'fenda temporal', para que o futuro da família Mcfly não seja drasticamente alterado e Biff não se torne um milionário e  ainda por cima padrasto (isso mesmo), padrasto de Marty. É interessante notar como a futuro era visto em 1985: acho que todos nós, que temos em torno de quarenta anos, na época imaginávamos que carros voariam nos anos 2000. Delorean mesmo, nos minutos finais do primeiro filme, já evolui para a 'versão com asas' e se torna auto-sustentável. Bem, pelo jeito estávamos equivocados, infelizmente carros não voam e não são abastecidos com lixo reciclável. Quem nos dera.....  


➧DE VOLTA PARA O FUTURO 3 | 1990

Na terceira parte de  'De Volta Para o Futuro' veremos uma Hill Valley muito diferente:  Voltaremos ao ano de 1885, na época das diligências... ao velho oeste. O poder da criatividade de Zemeckis se mostra ilimitado e ainda mais irreverente ao homenagear a Era de Ouro dos filmes de faroeste com todos os elementos que o gênero tem, fazendo menção inclusive ao rei dos filmes western: Clint Eastwood, nome adotado pelo nosso protagonista em sua passagem pelo século passado. Desta vez, Tannen ainda é um vilão, o típico fora da lei a quem Emmet Brown deve 80 dólares e quer um acerto de contas. Marty viaja até aquele tempo para salvar Doc Brown da morte, mas como estamos numa aventura cheia de reviravoltas, vamos descobrir que o alvo da morte está em outro peito.  A teoria do contínuo-espaço-tempo ainda é presente e dessa vez Doc vai se apaixonar pela senhorita Clara Clayton (Mary Steenburgen). Marty ainda não consegue vencer o ultraje de ser chamado de covarde, o que acaba provocando um duelo entre ele e Tannen, resultando no desfecho cômico de sempre. Tem referência a Michael Jackson, foto histórica no lendário relógio da torre e ação pra ninguém botar defeito.

Por baixo de toda alegoria frenética, a ideia de que somos nós quem construímos o nosso futuro é a mensagem de cabeça da trilogia. O destino não existe, somos capazes de alterar o curso da nossa história. 'De Volta para o Futuro' é uma dessas sagas que ficarão pra sempre nos nossos corações. Que tal aproveitar a quarentena e maratonar? 


⧪⧪⧪










Nenhum comentário