Adsense Cabeçalho

'Luce', um impactante retrato sociológico merecedor de aplausos | 2020

NOTA 8.5

Por Raphael Camacho @guiadocinefilo

Como prever um futuro perfeito já que a trajetória para se chegar até lá é repleta de surpresas e de individuais interpretações? Exibido no aclamado Festival de Sundance e deixando ótimas resenhas por onde tem sido exibido, 'Luce', baseado na peça teatral assinada pelo também roteirista do filme J.C. Lee e dirigido pelo cineasta nigeriano Julius Onah ('O Paradoxo Cloverfield'- 2018) é um poderoso drama com pitadas generosas de tensão onde somos recheados de argumentos para nos posicionarmos quanto as importantes questões que o filme aborda. Podemos afirmar que 'Luce' é um dos filmes que mais trazem debates para o lado de cá da telona dos últimos anos, e que absurdamente não foi exibido nos cinemas brasileiros.


Na trama, conhecemos Luce (Kelvin Harrison Jr. em ótima atuação), inteligente, atleta e aluno preferido de sua escola que fora adotado por seus pais, Peter (Tim Roth) e Amy (Naomi Watts), aos sete anos quando o país em que morava estava em uma situação caótica. Luce cresceu como americano, e se tornou brilhante. Mas tudo isso é colocado em xeque quando Harriet (Octavia Spencer) uma professora de história, revela uma preocupação sobre uma redação feita por Luce além de outras movimentações suspeitas do rapaz, o que leva a família perfeita viver conflitos onde vamos descobrindo aos poucos que nada é tão perfeito quanto parece. 

Invasão de privacidade, trinca conflituosa entre professores, pais e alunos, o reconhecimento de que os problemas existem em um lar precisam ser resolvidos de alguma forma coerente. 'Luce' preza pelo clima de tensão ao mais alto nível, tudo tem ares de desconfiança nesse filme. Um caminho interessante para tentar entender tudo que é solto nas ações, é enxergar pela ótica dos pais, ponto central da trama. Com a desconfiança da professora na mesa, Amy e Peter trocam os papéis de defender ou buscar a verdade sobre seu perfeito filho. É um retrato bastante introspectivo de uma família, com atuações excelentes. A ótica da professora também é bastante impactante, a intimidação que é proposta de maneira nua e crua. Afinal, Luce é inocente? Ou longe disso? Belo filme!

Vale Ver !



Nenhum comentário