Adsense Cabeçalho

'Never Rarely Sometimes Always' , filme exibido em Berlim, tem sensível abordagem do aborto | 2020

NOTA 9.0

Por Rogério Machado 

Não daria pra falar de aborto e não ser polêmico. Em diversos lugares do mundo o aborto é uma atividade legalizada e em muitos ainda é um crime; mas independente de leis, o tema ainda é um tabu que envolve, acima de consciência  e princípios, a religião. A igreja católica sempre se pronunciou contra , assim como todas a demais religiões tidas como cristãs. 'Never Rarely Sometimes Always', que esteve na mostra competitiva no Berlinale esse ano, trata do assunto com certa delicadeza , mas sem deixar de lado o tom de responsabilidade que o tema exige. 


Na história sob a direção de Eliza Hittman ('Beach Rats' - 2018), conheceremos ​​Autumn (Sidney Flanigan) e Skylar (Talia Ryder). Elas são primas e ao mesmo tempo muito amigas, além de trabalharem juntas. As meninas  vivem  precariamente na vulnerabilidade da adolescência feminina em meio à uma Pensilvânia rural. Quando Autumn se descobre grávida, ela é confrontada com uma legislação conservadora de colarinho azul, sem piedade de mulheres, que impõe um aborto. Com o apoio infalível de Skylar e recursos ousados, o dinheiro para financiar o procedimento é garantido e a dupla embarca em um ônibus com destino a Nova York para encontrar a ajuda que Autumn precisa.

Autumn é uma jovem de 17 anos discreta, que apresenta certa timidez mas com grande talento pra música e o coloca em prática em shows na escola e bares. Seu jeito introspectivo pode ser resultado da criação dentro de uma família disfuncional, além do tratamento inapropriado pelo parceiro sexual mais recente. A narrativa é sutil ao transferir as informações ao público, mas o faz com assertividade e muita força, presente desde o título: 'Nunca , raramente , às vezes, sempre' é uma das etapas do questionário numa clínica de aborto em uma das tantas entrevistas pelas quais Autumn enfrenta para tomar a decisão de tirar ou não o feto, que segundo as leis locais, só poderia ser feito em até 12 semanas. 

Algumas sequências são fortes, mas que no contexto não se tornam intragáveis - são necessárias para que a mensagem central seja transmitida ao público -bandeiras não são levantadas e não se trata de um filme político militando em favor da causa, a produção se preocupa mais em colocar a temática na mesa para que cada um se sirva como a consciência mandar. Pela sintonia das protagonistas e da química em tela, o que fica é um trabalho que exalta a força feminina e o apoio mútuo entre essas mulheres. Não é a atitude de Autumn que passa a ser alvo de julgamento, mas todos os episódios que a levaram até ao pico daquele momento. 

'Never Rarely Sometimes Always', que em breve estará disponível em VOD, é hábil ao trabalhar sensações e sentimentos, não eleva a polêmica, só apresenta os fatos, cada um que se estabeleça como juiz de valor.


Super Vale Ver !





Nenhum comentário