Adsense Cabeçalho

A filmagem de 'Hamilton' é um presente para quem ainda não conhece a Broadway | 2020

NOTA 10

Por Eduardo Machado @históriadecinema

Não, “Hamilton”  não é um filme e, a despeito da pressão da Disney, dificilmente será elegível ao Óscar. Mas quer saber? Eu daria todos os prêmios possíveis à produção escrita e protagonizada por Lin-Manuel Miranda. Porque a filmagem do espetáculo realizado no ano de 2016 e disponível nos Estados Unidos no streaming Disney+ é um presente para milhões de pessoas que não tiveram (e algumas nunca vão ter) a oportunidade de estar na Broadway para assistir a um espetáculo desse calibre.


A produção faz um esforço incrível para tornar tudo aquilo o mais cinematográfico possível, com jogos de câmera, close-ups, de modo a tornar única a experiência daquele que assiste em casa . Mas não é um filme e nem precisava ser. É muito mais do que isso. É um clássico instantâneo dos musicais da Broadway, vencedor de 11 Tonys, que conta a história de Alexander Hamilton (Lin-Manuel Miranda), o primeiro secretário do tesouro dos EUA, em 3 horas de rap, hip-hop, R&B, cantados e interpretados majoritariamente por atores negros, hispânicos e asiáticos.

Assim, o momento do lançamento é preciso, pois se comunica com as crescentes reivindicações da população negra por maior participação nas mesas de decisões. Quando Aaron Burr (Leslie Odom Jr.) canta sobre querer estar “in the room where it happens”, é impossível se desassociar do fato de que temos um homem negro ali no palco. Difícil é não pensar como seria a América (e o mundo) se pessoas com o mesmo tom de pele dos artistas de “Hamilton” houvessem tido, de fato, a oportunidade de participar da elaboração dos ideais americanos. “Hamilton” , portanto, para contar a história da fundação dos EUA é revolucionária. Faz sua própria revolução para falar sobre a revolução que deu origem à América.

No fundo, não importa se vai ganhar Óscar ou não. Premiações são irrelevantes perto da chance de democratização ao acesso a um dos maiores musicais de todos os tempos. A arte é para todos e o maior prêmio que essa filmagem pode ganhar é o alcance que está gerando.

Super Vale Ver !



Nenhum comentário