Adsense Cabeçalho

'Quarto 212' e a 'D.R' mais divertida que você já viu | 2020

NOTA 8.0

Por Rogério Machado 

Christophe Honoré tem uma filmografia muito diversificada, mas quase sempre com foco em questões humanas e sociais. Seu último filme, 'Conquistar, Amar e Viver Intensamente', que passou pelos cinemas brasileiros no fim de 2018, trouxe à luz os desafios de um casal gay. O filme, muito embora não tenha cumprido uma missão de sucesso, mostra que Honoré se interessa por temas relevantes para todos os públicos. Em 'Quarto 2012', que deveria ter chegado aos cinemas em março desse ano, o cineasta alcança um alto nível de inventividade ao confrontar o passado e presente de um casal que perdeu o brilho com o passar dos anos.


No filme Marie (Chiara Mastroianni) e Richard (Benjamin Biolay) são casados há cerca de 20 anos. Há muitos anos, ela encara seu casamento como um fracasso e assim vive tendo casos com homens mais jovens, enquanto Richard, um homem pacato, permanece fiel.  Certo dia, involuntariamente, ele descobre uma das traições e Marie decide sair de casa.  Ela se hospeda no quarto 2012  de um hotel do outro lado da rua, e é dali que vai observar de perto não só seu apartamento, mas também seu marido e casamento. Marie não sabe se tomou uma decisão acertada, e muitas pessoas que passaram por sua vida têm seus próprios palpites sobre o assunto,  e elas farão com que ela saiba, quer Marie goste ou não. 

É curiosa a construção da narrativa do longa de Honoré, que bebe de referências que vão desde filmes de ficção científica - com as famosas viagens no tempo - até às produções de vertentes fantasiosas. Não espere lógica ou obviedades, o passado e presente convivem frente a frente (e em alguns momentos literalmente). O jovem ator Vincent Lacoste dá vida a Richard jovem, quando ele volta ao tempo para reencontrar a Marie de agora e fazê-la acreditar novamente na relação deles. Nesse meio tempo outros personagens virão do passado, como a professora de piano  de Richard que tenta retomar o romance interrompido quando ele decidiu se casar com Marie, entre outros personagens. 

É a inserção desses outros componentes que irão somar esforços criativos e cômicos ao projeto. Algumas situações são tão absurdas e  ao mesmo tempo tão poéticas, que risadas largas acompanhadas de alguma reflexão serão frequentes. 'Quarto 212' teve sua estreia em Cannes no ano passado e deu um prêmio de melhor atriz a Chiara Mastroianni, que está impecável no papel de uma mulher confusa, em crise de  meia idade, e que não se desgarrou do passado. O filme de Honoré é uma crônica inteligentíssima sobre a efemeridade dos relacionamentos e de como alguns finais de trajetórias amorosas  podem ser prematuros e inconsequentes. 


Vale Ver !












Nenhum comentário