'Only The Animals' : luxúria e solidão são ingredientes para um assassinato misterioso | 2019
NOTA 9.0
Por Rogério Machado
Seria a luxúria a raiz de todos os males? Nada é verdade absoluta nessa vida, mas no caso de 'Only The Animals', longa de Dominik Moll que segue inédito por aqui, é possível fazer tal afirmativa com segurança. E não somente isso, a narrativa se aprofunda na problemática que pode se transformar (se já não é) no mal do século: a solidão e seus fantasmas.
A trama se passa no interior da França. Logo nos primeiros minutos saberemos que uma mulher, Evelyne Dukat (Valeria Bruni Tedeschi) está desaparecida. Seu carro é encontrado numa estrada para uma aldeia remota, levantando suspeitas que vão desde um fazendeiro local, Michel (Denis Ménochet) até uma jovem que veio da capital, Marion (Nadia Tereszkiewicz). A investigação policial não consegue encontrar respostas, e são muitas as pistas que levam a diferentes pessoas que podem estar relacionadas ao desaparecimento. E todos eles têm seus próprios segredos.
Parte da Seleção Oficial do Festival de Veneza em 2019, 'Seules Les Bêtes' (no original) se configura como um suspense engenhoso e intrigante, que tem seu ponto central nesse desaparecimento, mas que não se apoia nele para aguçar o interesse do expectador. Não só porque qualquer um dos personagens poderiam ser suspeitos, mas porque todos são potencialmente interessantes em separado. Desde o primeiro frame já realizamos que estamos prestes a presenciar um trabalho diferenciado, onde o drama é usado a favor do suspense, e vice-versa.
Parte disso se deve ao modo não linear de contar a história (receita quase sempre infalível), que vai nos apresentado os acontecimentos de forma muito aleatória, quase como se estivesse sendo contada ao contrário e por sua vez providenciando a ligação dos pontos (fatos e personagens) que nos levam até o fatídico acontecimento. Não só o desfecho do assassinato nos será revelado, como também como cada personagem se entrelaça na vida do outro.
Por detrás de um thriller bem construído, está uma crítica social eficiente sobre a superficialidade das relações, o lado tóxico da solidão e da banalização da vida. Torço para que 'Only The Animals' (ainda sem título nacional) ganhe destaque por aqui, pois certamente é um dos melhores filmes que tive a oportunidade de ver esse ano até agora.
Parte da Seleção Oficial do Festival de Veneza em 2019, 'Seules Les Bêtes' (no original) se configura como um suspense engenhoso e intrigante, que tem seu ponto central nesse desaparecimento, mas que não se apoia nele para aguçar o interesse do expectador. Não só porque qualquer um dos personagens poderiam ser suspeitos, mas porque todos são potencialmente interessantes em separado. Desde o primeiro frame já realizamos que estamos prestes a presenciar um trabalho diferenciado, onde o drama é usado a favor do suspense, e vice-versa.
Parte disso se deve ao modo não linear de contar a história (receita quase sempre infalível), que vai nos apresentado os acontecimentos de forma muito aleatória, quase como se estivesse sendo contada ao contrário e por sua vez providenciando a ligação dos pontos (fatos e personagens) que nos levam até o fatídico acontecimento. Não só o desfecho do assassinato nos será revelado, como também como cada personagem se entrelaça na vida do outro.
Por detrás de um thriller bem construído, está uma crítica social eficiente sobre a superficialidade das relações, o lado tóxico da solidão e da banalização da vida. Torço para que 'Only The Animals' (ainda sem título nacional) ganhe destaque por aqui, pois certamente é um dos melhores filmes que tive a oportunidade de ver esse ano até agora.
Super Vale Ver !
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