'Carlinhos & Carlão' promove a quebra do estereótipo gay com refinado bom humor | 2020
NOTA 8.0
Por Rogério Machado
Seguindo a premissa, 'de dia é Maria, de noite é João', só que às avessas, a divertida trama de Pedro Amorim, ('Divórcio' - 2017), felizmente não é mais uma comédia brasileira que deixa de lado a inteligência pra dar lugar ao pastelão, muito pelo contrário, a referência da famosa marchinha de carnaval eternizada por Chacrinha, nada mais é do que uma sarcástica alegoria para tratar de temas que ainda incomodam uns e outros: a sexualidade alheia. 'Carlinhos & Carlão', que chegou recentemente na Amazon Prime, tem muito a dizer enquanto nos faz rir.
Na comédia, Luis Lobianco é Carlão , um homem ogro, preconceituoso, que trabalha em uma concessionária de carros gerenciada por Marcos (Thiago Rodrigues), com Cadinho (Marcelo Flores), Zeca (Saulo Rodrigues) e Antunes (Pedro Monteiro). No dia a dia do trabalho , assim como na cotidiana pelada, Carlão se vangloria em tudo que faz, seja no futebol ou como mecânico, tudo em meio a piadas machistas e também homofóbicas. Certo dia, à procura de um armário numa loja de móveis antigos e usados, ele encontra Evaristo (Luis Miranda), e após esse encontro nada será como antes.
Existe alguma força estranha que o chama para esse novo item entre os móveis da casa, e é aí que um dia ele entra nesse armário e quando sai de lá, ele é Carlinhos, uma espécie de alter-ego homossexual que assume o corpo de Carlão sempre quando a noite chega. O mote para o comédia está então pronto e a partir daí, algumas sequências hilárias, seja quando a 'força gay' tenta tomar conta de Carlão ou ainda quando ele tenta esconder sua nova 'condição' dos amigos preconceituosos. 'Carlinhos e Carlão' aproveita bem o clichê ao qual se insere, mas ao mesmo tempo tem um refinamento inteligente ao trabalhar a máxima da quebra do estereótipo, como por exemplo sobre como gays podem jogar futebol e não necessariamente precisam ser afeminados.
O preconceito, a violência contra homossexuais, a discussão sobre gênero e preferência. Tudo isso é abordado, e claro, com extremo bom humor dando foco à mensagem. Dando suporte ao talentoso Lobianco, o elenco ainda conta com Otávio Augusto, Thiago Rodrigues e o sempre ótimo Luis Miranda. 'Carlinhos & Carlão' abraça o cômico e a mesmo tempo cria identidade própria ao tratar abertamente de comportamento e sexualidade.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: