“A Festa de Formatura” traz um elenco de estrelas às voltas com muita música, narcisismo e preconceito | 2020
NOTA 7.5
Por Karina Massud @cinemassud
O diretor e produtor Ryan Murphy é uma fabriqueta de filmes e séries de sucesso: é autor de “American Horror Story”, “Glee”, “Pose”, para citar apenas alguns; e é um dos grandes nomes contratados pela gigante Netflix no último ano. Depois das séries medianas “The Politician” e “Ratched” e do excelente longa “The Boys in The Band”, Murphy lança agora “A Festa de Formatura”, adaptação do musical da Broadway “The Prom” que, com seu elenco estrelado, era muito aguardado pelos fãs do diretor.
Meryl Streep, Nicole Kidman , James Corden e Andrew Rannells formam um grupo de artistas da Broadway que estão entrando em decadência e não conseguem emplacar um musical, as críticas são massacrantes e eles, como bons narcisistas, não se conformam de não estarem sob os holofotes. Para dar uma guinada e conquistar popularidade, eles têm a ideia de ajudar uma garota lésbica de uma cidadezinha provinciana do estado de Indiana; Emma sofre muito preconceito e a comissão de pais da escola decide cancelar o baile de formatura só porque ela quer levar sua namorada.
A trama não chega a ser ousada, afinal de contas preconceito contra gays infelizmente ainda é um fato comum, mas por outro lado traz uma premissa criativa pois foca no cancelamento da festa porque pessoas retrógradas se incomodam com duas meninas que só querem dançar juntas. Se eu tivesse que dar um único motivo pra você assistir “A Festa de Formatura” seria Meryl Streep. Não é toda hora que temos o prazer de ver números musicais com essa diva, que com muitas caras, bocas e paetês nos encanta e hipnotiza. A trupe toda está livre, leve e solta, parece que todos se divertem horrores assim como seus personagens. Aliás, o filme é uma grande diversão pois não se aprofunda demais no drama do bullying, assunto espinhoso que tem um potencial enorme mas que aqui foi apenas pincelado.
Há muitos exageros típicos de Ryan Murphy que já são aguardados pelos fãs de musicais: grandes rompantes nas performances, visual muito colorido e esfuziante ao som dos números musicais sem uma pausa pra respirar, uns incríveis outros não tão cativantes assim.
A mensagem é a de aceitação e de amor próprio, se você não se amar em primeiro lugar ninguém mais o fará. E como não poderia faltar numa obra do diretor, a luta pelo respeito e direitos das comunidades LGBT é também outra bandeira levantada, luta essa que já avançou bastante mas ainda tem muitas batalhas pela frente. “A Festa de Formatura” é puro entretenimento, um filme que celebra o amor, a tolerância e a diversidade do mundo e da vida, e celebrar é sempre bom.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: