'Legado Explosivo': Liam Neeson vive ladrão arrependido em thriller de ação sem surpresas | 2021
NOTA 7.0
Feijão, arroz e Liam Neeson
Por Vinícius Martins @cinemarcante
Alguns filmes excelentes (ou no mínimo bem-feitos) acabam sendo vítimas de spoilers que são entregues pelo próprio material do marketing. 'Legado Explosivo', novo filme estrelado por Liam Neeson a chegar aos cinemas brasileiros, é um desses filmes. Havia nele um potencial notável e uma premissa até interessante - mas o material promocional acabou entregando demais no trailer e, com isso, suspendeu toda e qualquer possível imersão no suspense proposto pela trama justamente por já ter tido a maior parte dos seus desfechos mostrados na prévia.
Liam Neeson, que já salvou judeus em meio ao holocausto e já salvou a filha do tráfico internacional de pessoas, agora tenta salvar a própria reputação e manter viva a nova namorada. A trama é bem simples: um ladrão "gente boa" se apaixona perdidamente por uma mulher e resolve abandonar a vida do crime, devolvendo a grana alta que adquiriu com o ofício em troca de uma redução na pena ao se entregar às autoridades. Ao devolver os frutos da função, ele acaba se tornando vítima da corrupção policial e acaba se enrolando mais ainda enquanto buscava sua redenção. Então, mais uma vez revoltado ao telefone, ele jura vingança contra aqueles que ousaram arruinar a sua paz. Alguma coisa aqui te parece familiar? Bem, vários filmes tem uma premissa similar e, honestamente, não há muitos elementos nesse aqui que o façam se destacar na multidão. Ele não está na tela para promover um debate ou algo do tipo, está lá só para ser mais do mesmo - só que com rostos mais conhecidos e mais bem aceitos pelo grande público. Eu poderia facilmente apontar uma dúzia de filmes B que possuem esse mesmo ponto de partida (alguns com um roteiro até menos previsível do que o do filme em questão), mas tudo isso é irrelevante. Fato é que 'Legado Explosivo' não agrega nada, e ainda é uma vítima do desserviço do seu próprio marketing. Apesar disso, ele é bom para quem gosta do gênero e é bem trabalhado em suas cenas de ação.
Contudo, falta um acompanhamento à obra, que é um feijão com arroz beeeem padrão. É um longa-metragem extremamente básico, desde a sua idealização até a concepção. O filme não é ruim, não me entenda mal; apenas contesto aqui o fato de não ter sido nada surpreendente (grande mérito do trailer) e não ter tido um desenvolvimento tão carismático ao ponto de gerar uma empatia significativa pela jornada do protagonista. Os melhores filmes da face "tiozão da ação" de Liam Neeson são os dirigidos por Jaume Collet-Serra, e embora Mark Williams tente emular aqui alguns dos seus traços, falta-lhe uma assinatura autoral na construção narrativa e no modo de filmar a ação. Apesar de boas, as cenas de pancadaria parecem recortes de outros filmes que Neeson já fez nós últimos anos, e tudo parece já ter sido visto em algum outro momento ou algum outro lugar, e até inclusive com os mesmos rostos coadjuvantes. Com isso, concluo dizendo que 'Legado Explosivo' é um perfeito filme repetido, que deve ser assistido sem grandes expectativas (principalmente se você assistir ao trailer antes de ver o filme) para ser uma sessão pipoca que compense. Há quem diga que Liam Neeson já vale o ingresso; eu digo que há filmes melhores dele no gênero. Quer surpresas? Não veja o trailer e talvez - em um enorme talvez - você consiga se surpreender e sair com um sorriso de satisfação da sessão.
Vale Ver !
Deixe seu Comentário: