Adsense Cabeçalho

Inspirado em fatos, 'Judas e o Messias Negro', é peça importante do complexo quebra-cabeças de conflitos raciais nos EUA | 2021

NOTA 7.5

Por Eduardo Machado @históriadecinema 

O movimento pelos direitos civis, ocorrido durante os anos 1960, é um prato cheio de histórias marcantes sobre as questões raciais estadunidenses. Neste contexto, surgem, curiosamente na mesma temporada, dois filmes, “Os 7 de Chicago” e “Judas e o Messias Negro”, cujas histórias se interligam no cenário de instabilidade política e racial na cidade de Chicago naquele período e ajudam um pouco a entender a América de hoje.

Daniel Kaluuya interpreta Fred Hampton, um personagem secundário em Os 7 de Chicago”, mas central em “Judas e o Messias Negro”. Hampton era líder dos Panteras Negras em Chicago, o que chamou a atenção do diretor do FBI J. Edgar Hoover (Martin Sheen), determinado a estrangular o movimento. Para atingir o objetivo do chefe, o agente especial Roy Mitchell recruta Bill O'Neal (Lakeith Stanfield) para se infiltrar nos Panteras, instando-o a "se aproximar" de Hampton para operar como informante do governo.

Os atores principais, Kaluuya e Stanfield, são significativamente mais velhos do que seus personagens, mas, se for para ter Daniel Kaluuya no elenco, a licença deve ser concedida, dada a intensidade e magnetismo que o ator, reinventando-se a cada novo trabalho, traz para o papel, no qual ilustra as habilidades oratórias de Hampton e ainda apresenta seu lado mais pessoal de modo extremamente sensível. Porém, a trajetória de Fred Hampton, que merecia um filme só para ele, é quase sempre vista pelos olhos de O’Neal, o “Judas”, um homem cuja história é certamente menos interessante que a de Hampton, pelo menos até o roteiro um tanto quanto arrastado nos levar até o ato final.

Dirigido por Shaka King, o filme recria meticulosamente o cenário político dos Estados Unidos nos anos 1960, época em que o país estava em ebulição com os conflitos raciais eclodindo juntamente com os protestos pacifistas, questões que ressoam até os dias de hoje. Sobretudo se visto em conjunto com outras obras sobre o período, o filme é uma boa oportunidade para preencher um intrincado quebra-cabeças. 


Vale Ver !




Nenhum comentário