Adsense Cabeçalho

'Crianças do Sol' e o cinema denúncia do Irã | 2020

NOTA 8.5

Por Rogério Machado 

Já é costume do Irã nos mostrar temáticas sociais em suas produções. 'Crianças do Sol', que foi destaque na programação da Mostra SP e tentou uma vaga no Oscar desse ano pelo país, é mais um dos exemplos que deixam a olhos nus os problemas daquele lugar, que usa o cinema como forma de protesto ou mesmo reverências às próprias tradições.


Ali é um garoto de 12 anos de idade que, junto de três amigos, trabalha duro para sobreviver e sustentar a família. Eles fazem serviços corriqueiros em uma garagem e cometem pequenos crimes para ganhar algum dinheiro rápido. Em uma reviravolta do destino - que soa mais como um milagre -, Ali é encarregado de encontrar um tesouro. Ele recruta os amigos, mas para acessar o túnel onde essa preciosidade está escondida, o trio deve se matricular na Escola do Sol, uma instituição de caridade que tem como objetivo educar meninos de rua e crianças sob o regime de trabalho infantil, e que fica justamente no subsolo  de onde o tesouro está localizado. 

A pobreza e a falta de boas condições de trabalho aos adultos, fazem com que as crianças tenham que ficar nas ruas e procurar trabalho para complementar o sustento da  família. E claro, que em se tratando de um país carente de leis, assim como boas condições humanas e de trabalho, haverão de surgir os oportunistas para aumentar a cota do trabalho infantil, que parece ser uma prática comum no Irã. Essa é a pertinência da história sob a direção de Majid Majidi ('Filhos do Paraíso' - 1997), que ainda que ande pelo veio social, não deixa de lado a poesia. 

Sol, o nome da escola na trama de Majidi, faz um paradoxo criativo com a realidade das crianças que precisam se dividir entre o trabalho e os estudos. A busca por uma vida melhor, os dramas individuais - não só  do protagonista como dos amigos ao redor - são narrados com sensibilidade e verdade. Um olhar cheio de lirismo de um diretor que tem grande experiência em tocar o público enquanto discute assuntos sérios.

'Khorshid' (no original), infelizmente segue sem previsão de estreia oficial no Brasil.


Vale Ver! 



Nenhum comentário