Adsense Cabeçalho

'Pedro e Inês , O Amor não Descansa' é a história de um amor eterno | 2021

NOTA 7.5

Por Rogério Machado 

O cinema português, ainda tão pouco difundido e tímido por assim dizer, (já que o país não produz cinema em grande escala como outros países da Europa) chega com seu primeiro título de destaque esse ano às salas brasileiras. 'Pedro e Inês, O Amor não Descansa' é uma adaptação da escritora Rosa Lobato de Faria do romance 'A Trança de Inês' e tem coprodução com o Brasil e a França. O longa é um romance dramático que, independente do tempo em que se passa, reafirma que amor e sofrimento  cumprem a estranha missão de se completar. 


'Pedro e Inês, O Amor não Descansa' é inspirado em uma famosa lenda portuguesa entre D Pedro I (Diogo Amaral) e sua amante Inês de Castro (Joana de Verona). Paralelo à essa trama, o longa narra uma inigualável história de paixão ao longo de outras duas épocas: na idade média onde tudo originalmente aconteceu, no tempo atual onde Pedro e Inês são arquitetos numa grande cidade e, num futuro distópico, onde as pessoas fogem das cidades para o campo para sobreviver. Em todas as histórias Pedro e Inês sempre se encontram e se apaixonam perdidamente, ao longo dos tempos, imortalizando a mais conhecida história de amor portuguesa.

Não resta dúvidas de que a produção se destaca pela grandeza. Impecáveis produção de arte, cenários e elenco numeroso, dão conta de nos fazer aperceber que temos uma investida de peso na versão para as telas do romance de Rosa Lobato de Faria. As três histórias funcionam bem em separado, mas na junção acontece um destoar de narrativa que  funcionalmente, acabam por quebrar o ritmo uma da outra. O excesso de criatividade para se estabelecer como um projeto original, faz com que a obra num todo seja prejudicada. A representação da história em sua origem é nitidamente superior, fazendo com que as demais não logrem o mesmo êxito. 

Contudo, há que se ressaltar o quanto o longa sob a direção de Antonio Ferreira, mesmo com duas horas de duração, passa com boa cadência diante do expectador. Joana de Verona (conhecida do público brasileiro através dos folhetins Globais) e Diogo Amaral, (expoente na teledramaturgia portuguesa e celebridade controversa por seus problemas com drogas), sustentam com maestria a tarefa de protagonizar uma história tão conhecida entre os portugueses. 'Pedro e Inês' é uma história de amor que ultrapassa a lógica e as convenções, nada mais atraente e convidativo para se ver nas telas. O filme chega essa semana aos cinemas. 


Vale Ver!









Nenhum comentário