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Protesto e cinema de gênero se misturam em 'Madalena', destaque na Mostra SP | 2021

NOTA 8.5

Por Rogério Machado 

Uma cidade localizada  no interior do Mato Grosso do Sul, com casas projetadas , bairros com condomínios de luxo, grande plantações - um lugar que cresce sob as rédeas do agronegócio. A garbosa casa noturna da cidade, assim como os  muitos drones usados para monitorar o plantio, contrastam como as paisagens ora verdes, ora áridas dessa região do país. É nesse cenário que aposta no cinema de gênero que o diretor Madiano Marcheti, em seu primeiro longa metragem, nos chama a pensar sobre um assunto urgente no Brasil: a morte de maneira criminosa de travestis e transexuais.


Na engenhosa trama de Marcheti, a personagem-título  é uma figura ausente, pois é a descoberta do cadáver de Madalena - ainda que sem muito alarde - é que detona  a narrativa. Encontrado em uma plantação de soja, o corpo da mulher trans se torna um elo para os três protagonistas da história: Luziane (Natália Mazarim), Bianca (Pamella Yule) e Cristiano (Rafael de Bona) jovens que não se conhecem. Cristiano é filho de um grande produtor na região, Luziane é uma estudante de direito que ganha a vida como hostess na casa noturna local, e Bianca, uma trans assim como Madalena, está indo em busca de seu amor em uma outra cidade. Esses três personagens vivem realidades socioculturais diferentes, mas em algum momento cruzaram seus caminhos com os caminhos de Madalena.

'Madalena', que teve première no Festival de Roterdã, venceu os Festivais de Istambul e Inffinito Film Festival, passou pelo Festival de San Sebastián, considerado o evento de cinema de língua espanhola mais importante do mundo, e que finalmente chega ao seu país de origem através da Mostra SP, opta pelo recurso fantástico para narrar a história de uma trans morta pelo ódio e intolerância. É notável que o suposto assassino possa ter sido um caso de Madalena e o medo em ser  descoberto fez com que o algoz optasse por caminhos extremos para sufocar seus desejos mais obscuros. 

Em entrevista, o cineasta, que cresceu no interior do MS e conhece a realidade desse lugar de perto, disse que o primeiro desejo era mostrar um Brasil esquecido (até pelo cinema em si, já que é raro vermos produções dessa parte do país) e como ser LGBTQIA+ nessa região é muito mais desafiador. Marcheti capta com precisão o ambiente hostil e machista do lugar e lança um olhar que evoca suspense e fantasia, mas ao mesmo tempo é pulsante enquanto cinema protesto.

É interessante notar a construção nada óbvia do longa: a iniciativa de não apresentar a personagem título e além disso omitir sua trajetória até o último momento com seu agressor, só faz reforçar nossa curiosidade a respeito de Madalena e sua morte; e a mensagem vai se revelando aos poucos diante do espectador de maneira inteligente e misteriosa. 'Madalena' grita a favor de uma minoria que morre todos os dias sem precisar ser literal no discurso - desconheço melhor forma de  fazer pensar. 


Vale Ver! 






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