Adsense Cabeçalho

'Charuto de Mel' e o alto preço da independência de uma mulher | 2021

NOTA 7.5

Por Rogério Machado 

Enquanto degustava uma iguaria da culinária oriental, feita com carinho pela avó argelina, Selma experimentava o doce gosto de ser uma mulher livre e dona de si. A relação criada pela cineasta Kamir Aïnouz entre o prato que dá nome ao título e a transposição de fase de sua protagonista, se dá de forma discreta em cena,  mas com uma força capaz de abrir nosso entendimento com relação as infinitas transformações que podem habitar dentro de um mesmo universo feminino.

Estamos na França em pleno anos 90, onde Selma (Zoé Adjani), uma jovem de dezessete anos, vive com a família berbere, com certo status e poder aquisitivo. Quando ela conhece e se apaixona por Julien (Louis Peres), ela percebe pela primeira vez as pesadas regras de uma família patriarcal e como elas afetam sua intimidade. Enquanto o islamismo toma conta de seu país de origem e sua família se desintegra por diversas questões, Selma descobre o poder que seu desejo pode ter. Se apodera de suas vontades e de seu corpo como nunca havia feito.

A francesa Kamir Aïnouz  (sim, o sobrenome é familiar pois a roteirista e cineasta estreante é meia irmã do veterano Karim Aïnouz, premiado realizador brasileiro) de certa forma conta sua própria história - a jornada de uma jovem dividida entre duas culturas e inserida num contexto onde as regras regidas à punhos de ferro pelo pai, eram justificadas ora por ser mulher, ora por ser imigrante. As cobranças perdem força quando o envolvimento é com o filho de um banqueiro, que funciona aos moldes de um casamento arranjado, método que a família de Selma diz não adotar. É à partir daí que a vida sexual da menina tem uma virada que habitará entre o trauma e a libertação.  

A jornada de resistência de Selma, encontra algumas muralhas para atingir em cheio o público; falta alguma ousadia no discurso para que a mensagem ultrapasse a linha do subjetivo - ser literal pode se tornar salutar em algumas obras, inda mais no tema abraçado pela cineasta. Contudo, pelo conjunto de dilemas sociais abordados de maneira autoral, é  certo que 'Charuto de Mel' alcance relevância, sobretudo entre as massas representadas na produção.

O longa de Kamir introduz os passos de uma menina que começa a trilhar um caminho em direção ao que é se tornar uma mulher livre. Com traumas sim, mas sem deixar de seguir em frente. 


Vale Ver!





Nenhum comentário