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Especial: Os 25 Melhores Filmes de 2021

É chegada a hora de divulgar nossa tradicional lista dos melhores filmes do ano segundo a equipe do Papo. Foi mais um ano difícil para a arte em geral, mas ainda assim com grandes títulos passando pelo streaming, claro que com menor fluxo e intensidade nas salas de cinema - que aos poucos estão vendo o retorno do público - mas nem por isso com produções de nível inferior, muito pelo contrário.

Como de costume, é válido deixar registrado que nossa lista atinge todos os gêneros, do blockbuster ao cinema de arte, do documentário à animação, todos tem espaço. É sempre uma tarefa árdua, mas a dedicação em fazer dessa lista uma referência de boas escolhas para sua próxima sessão nunca faltará para nós do Papo de Cinemateca.

Vamos então a nossa lista feita a seis mãos pela equipe do Papo. Lembrando que sempre damos preferência a filmes lançados no brasil, seja no streaming ou nas telas do cinema, dentro do ano em que a lista vai ao ar. Ah! Acaso você sinta falta de um ou outro título, fique à vontade para comentar e acrescentar aquele filme  que mais te tocou esse ano. Acima do amor ao cinema, está o senso democrático que só os amantes das artes conhecem... Sempre tem lugar para mais um nessa lista. 

1- Identidade | Rebecca Hall


Já de olho nas premiações da temporada de 2022, a Netflix começa a lançar produções diferenciadas e de alta qualidade, e “Identidade” é uma delas. Baseado em “Passing” (também título original do filme), romance de 1929 da escritora Nella Larsen, o longa acompanha as vidas de Clare e Irene, duas mulheres negras nos anos 20 que acreditavam serem felizes em suas vidas, até que um dia se reencontram e esse olhar muda drasticamente. (Leia mais...)

2 - Nomadland | Chloé Zhao

Depois do colapso financeiro de 2008 nos EUA muita gente perdeu emprego, casa, família ou qualquer tipo de esperança, e foi aí que surgiram os nômades (por isso o título do filme, em tradução literal “Terra dos Nômades”), grupos de americanos que cruzam o país em busca de subempregos temporários, vivendo em trailers, dormindo em estacionamentos e algumas vezes confraternizando em festas no acampamento ou bares de beira de estrada. E essa realidade penosa que lhes restou  é retratada em “Nomadland”. (Leia mais...)

3 - Cry Macho | Clint Eastwood

No longa acompanhamos Mike Milo (Clint Eastwood), uma ex-estrela de rodeios e ex-domador de cavalos que após um período difícil recebe o pedido de um amigo para resgatar seu filho no México, onde supostamente estaria sendo alvo de maus tratos. Após chegar ao local, Mike conhece Rafo (Eduardo Minett), um menino rebelde que vive nas ruas fugindo dos capangas de sua mãe e tentando sobreviver tendo como melhor amigo seu galo, Macho. (Leia mais...)

4 - Marighella | Wagner Moura 

Aproveitando o que é contado acerca dos últimos anos de vida do líder revolucionário no livro “O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, de Mario Magalhães, Wagner vai de certa forma usar o que aprendera com José Padilha nas filmagens de “Tropa de Elite 1 e 2” para imprimir a energia necessária à narrativa – e isso ninguém nega que ambos tenham – deste que se anuncia já nos primeiros minutos como um legítimo filme ação. No entanto, diferente dos longas protagonizados por alguém a serviço de um Estado repressor, temos uma obra que exalta um líder revolucionário que se opôs contra os abusos cometidos durante o período da ditadura militar. (Leia mais...)

5 - Titane | Julia Ducournau

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e escolhido para representar a França no Oscar 2022, 'Titane' dispensa qualquer apresentação ou sinopse, e qualquer tentativa nesse sentido pode gerar uma falsa impressão sobre ele, afinal, absolutamente nada nessa experiência é obvia ou banal. A toxicidade das relações e suas cicatrizes talvez sejam os temas mais presentes até a rolagem dos créditos finais, mas a diretora Julia Ducournau trabalha suas alegorias em camadas muito mais profundas no decorrer da narrativa, de modo que na passagem do primeiro para o segundo ato o filme perde ritmo e encontra dificuldade para se manter, já que promove uma ruptura abrupta e por vezes se apresenta quase como um novo filme. (Leia mais...) 

6 - Luca | Enrico Casarosa

A trama gira em torno do personagem-título Luca, que é um monstro marinho e vive com a família em uma área costeira da Itália. Sua rotina de pastorear peixes/ovelhas é quebrada quando ele conhece Alberto, que é outro monstro marinho mas mora em terra firme. Luca passa a frequentar a superfície com seu novo amigo, e, com a descoberta da família dessa vida paralela e a represália que se deu com o castigo de ir morar nas profundezas do oceano com um tio esquisitão, Luca foge de casa para se aventurar com Alberto e descobrir o mundo. (Leia mais...)

7 - Liga da Justiça de Zack Snyder |  Zack Snyder

O filme de Zack Snyder, mais do que uma peça comercial, é feito com o coração. É o amor do diretor pelos personagens que ele admira desde criança, exposto em som e imagens, na forma de cinema. Snyder leva tudo a sério, porque ele realmente acredita naquilo. Desse modo, Snyder não demonstra qualquer interesse em trazer os membros da Liga da Justiça de volta à terra. Em vez disso, ele os trata como deuses. Eles existem aqui como existem na imaginação de crianças nerds que levam os super-heróis tão a sério quanto um cristão leva a Bíblia. (Leia mais..)

8 - Quo Vadis, Aida? | Jasmila Žbanić 

No longa conheceremos Aida (Jasna Djuricic), uma dedicada tradutora  que mora em Srebrenica, uma pequena cidade na Bósnia. Durante o conflito com os sérvios ela trabalha para a ONU numa equipe de manutenção da paz. No entanto, de repente a região é tomada pelo Exército da República Srpska. Agora ela, o marido e os filhos estão presos em um acampamento junto com milhares de cidadãos bósnios. Como uma pessoa de dentro das negociações, Aida tem acesso a informações cruciais sobre a guerra e fica responsável por interpretá-las, tanto para os grupos locais e claro, para os oficiais holandeses envolvidos na operação. (Leia mais...)

9 - Amor, Sublime Amor | Steven Spielberg


Refilmar 'Amor, Sublime Amor' seria algo tão absurdo e desnecessário quanto refilmar 'Titanic' (1997), de James Cameron. Alguns filmes são definitivos, e quem assistiu ao filme de 1961 sabe que ele já se bastava sozinho. Spielberg também sabe disso. A pergunta que se dá então é: o remake teve alguma utilidade e mostrou a que veio? A resposta é um grande e belo sim, com todos os louvores ao mestre Spielberg que entregou aqui mais um sucesso em sua filmografia. Para essa nova versão resgatou-se o mesmo roteiro (com algumas alterações na sequência dos fatos e acréscimos notáveis às camadas dos personagens) e mantiveram-se inclusive as mesmas canções e melodias icônicas, como a do primeiro encontro entre Maria (Rachel Zegler) e Tony (Ansel Elgort). (Leia mais...)

10 - Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental | Radu Jude


Na trama iremos conhecer Emilia Cilibiu - ou simplesmente Emi - uma tarimbada professora de história na escola em que leciona já há muitos anos. Sem nada que pudesse ser acusada no tocante ao desempenho  de sua  profissão, ela vê sua carreira e reputação ameaçadas depois que um vídeo íntimo contendo uma cena de sexo dela com seu marido vaza na internet. Entre muitas piadas na rua e no comércio vizinho, ela se vê forçada a encarar  os pais de alunos que exigem sua demissão. Como em uma inquisição, ela será julgada, mas se recusará a assumir que tenha culpa pelo ocorrido. (Leia mais..)

11 - Cabeça de Nêgo | Déo Cardoso


'Cabeça de Nêgo', longa  de estreia do cineasta Déo Cardoso,  foi uma das produções de maior repercussão quando chegou às telas do Festival de Cinema de Tiradentes no início do ano. Teve passagem rápida pelos cinemas e acaba de chegar no streaming do Globoplay.  A mensagem é direta e cortante no que tange a situação da educação no Brasil, entre outras questões envolvendo racismo. Muito embora o longa produza um discurso catártico nesses assuntos, há alguns pontos de exagero que pretendo exemplificar a seguir. (Leia mais...)

12 - Tick, Tick... Boom! | Lin-Manuel Miranda


 'Tick, Tick…Boom!' é apenas o primeiro longa metragem de Lin-Manuel Miranda, e apesar disso, não causa espanto como sua estreia por trás das câmeras funciona tão bem já que o também ator e roteirista tem intimidade de longa data com musicais. Aqui, o jovem realizador americano de origem latina tem a missão de adaptar para o cinema a obra homônima de Jonathan Larson, um talentoso produtor de musicais que teve uma carreira meteórica, mas que foi responsável por um dos maiores sucessos da Broadway, a marcante 'Rent', que colocou a sociedade americana de frente a frente com a homossexualidade, as drogas e a AIDS. (Leia mais...)

13 - O Último Duelo | Ridley Scott 

A distribuição de 'O Último Duelo' ocorre em três partes, todas elas intituladas "a verdade segundo fulano", sendo esse fulano o personagem responsável pela perspectiva apresentada em tela. Acompanhamos os divergentes lados da mesma história enquanto tudo se encaminha para o grande (e excelente) duelo anunciado no título. Com isso, temos o curioso exercício de assistir algumas mesmas cenas três vezes, porém sempre com algo de novo ou diferente acontecendo. Em um encontro entre Jean de Carrouges e Jacques Le Gris (respectivamente interpretados por Matt Damon e Adam Driver) vemos uma inversão no texto, que usa as mesmas palavras em expressões amistosas, mas proferidas por iniciativa sempre daquele a quem o capítulo acompanha. (Leia mais...)

14 - Homem-Aranha: Sem Volta para Casa | Jon Watts

'Sem Volta Para Casa' é um trabalho magnífico de redenção - isto é, para o personagem título, é claro, mas também para os estúdios e produtores envolvidos. Quando vemos Peter Parker (Tom Holland) tentando consertar sua própria história mudando o passado, é como se víssemos Marvel e Sony entrando em comum acordo sobre os equívocos cometidos em arcos anteriores do personagem e abraçassem isso com carinho, deixando um rico lembrete de que só nos tornamos o que somos hoje através dos erros que cometemos - e que nunca é tarde demais para uma reparação de danos. (Leia mais...) 

15 - Deserto Particular | Aly Muritiba


Sob a direção de Ali Muritiba ('Ferrugem' - 2018), cineasta esse que tem grande habilidade na condução de jovens atores, e que não raras vezes dá preferência a temas pesados e espinhosos, aqui eleva a poesia e aposta no romance. Ainda que não de forma convencional, o realizador leva todo mérito ao trabalhar com delicadeza o roteiro feito a quatro mãos com Henrique dos Santos, usando todo tempo que conseguiu ao apostar na construção da imagem de seu protagonista, tão voltado à um mundo machista e truculento, para em seguida fazê-lo se confrontar com uma nova realidade e um sentimento com o qual nunca pensou ter que lidar. (Leia mais...)

16 - Annette | Leos Carax

Em “Os Amantes da Pont-Neuf”, terceiro filme de Alex Christophe Dupont (vulgo Leos Carax), as figuras encarnadas por Juliette Binoche e Denis Levant (seu ator-assinatura) correm festejando o feriado da Queda da Bastilha em meio a um foguetório tão lindamente filmado que o espectador chega a se esquecer de todo o drama vivido por aquele casal em situação de rua. Na conturbada produção de 1991, após os minutos iniciais que fazem questão de mostrar uma Paris diferente da vista no cartão postal e no cinema, Carax vai usar a relação que se constrói em meio a um local em reconstrução – a ponte mais antiga da cidade – para trazer um tema que se tornaria presente ao longo de toda a sua filmografia e que atinge o momento mais agudo em 2012 com o fenomenal “Holy Motors”: a desolação por trás do espetáculo. (Leia mais...)

17 - Meu Pai | Florian Zeller

O que somos nós, quando praticamente incapazes de nos reconhecer no espelho? O que é alguém sem memória? Desencontramo-nos de nós mesmos? Ainda que por menos de 2 horas, o cineasta francês Florian Zeller consegue nos passar uma ideia do que é viver assim. Adaptando a peça de teatro escrita por ele mesmo, o filme é uma aula de direção ministrada por um, acreditem se quiser, estreante em longas. Não é um filme, como se poderia imaginar, carregado por suas estrelas, Hopkins e Olivia Colman. Há um trabalho brilhante por trás. (Leia mais...)

18 - Ataque dos Cães | Jane Campion 

'Ataque dos Cães' tem uma narrativa rica em símbolos, de modo que um segundo olhar nos possibilita desvendar mais de suas camadas. Se trata de um enredo corajoso ao debater temas como masculinidade e solidão de forma verdadeira, sensível e direta, porém, um certo olhar contemplativo é necessário para maior imersão, afinal o filme tem seu próprio ritmo, o que pode restringir seu público e tornar a experiência enfadonha para os desavisados, mas definitivamente, em um mundo onde o debate entre o ser e o se descobrir ganha cada vez mais relevância, obras como essa se tornam mais que entretenimento, são uma fonte de reflexão e por que não dizer, de inspiração. (Leia mais...)

19 - Belfast | Kenneth Branagh

Aqui, Kenneth Branagh, o diretor responsável por Franskenstein de Mary Shelley (1994) e inúmeras adaptações de obras Shakespearianas, como 'Hamlet' (1996), 'Henrique V' (1989), faz de 'Belfast' seu exemplo, um retrato intimista embebido pelo sentimentalismo que o passado lhe traz, como uma carta para si ou mesmo uma coletânea de momentos que assiste seu Eu infantil e ingênuo em formação. (Leia mais...)

20 - Pieces of a Woman | Kornél Mundruczó

Na primeira sequência de “Pieces of a Woman” somos transportados pra casa do casal de protagonistas que decidiu ter sua primeira filha com a ajuda de uma parteira. Em meio a gemidos e contrações aflitivas, a câmera passeia por entre os cômodos da casa e do corpo da grávida que não aguenta mais, numa tensão crescente onde se sabe que uma tragédia é iminente, e quando ela acontece é de um impacto atordoante, mesmo depois que a trama acaba.  O que era pra ser um acontecimento poético acaba num pesadelo ultra realista de tirar o fôlego. (Leia mais...)

21 - Pig | Michael Sarnoski


Ao contrário do que o título faz parecer, a premissa nada tem a ver com uma porca, mas sim com o desenvolvimento de um drama minimalista que explora o psicológico de seus personagens, em especial de Rob, cuja vida pregressa e as consequências dos atos de seu passado determinam seu comportamento e servem como fio condutor narrativo. Com muita ênfase em expressões faciais e diálogos econômicos que muito pouco ou nada explicitam sentimentos e motivações, o drama opta pelo caminho da introspecção, o que não torna a experiência restritiva uma vez que o vínculo emocional é estabelecido desde os primeiros minutos, seja do Rob com sua porca como com qualquer outro indivíduo. (Leia mais...)

22 - Não Olhe Para Cima |  Adam Mckay 


Quão fúteis as pessoas conseguem ser quando se prendem na bolha do individualismo? A pergunta, nesse caso, se aplica em um comportamento de manada, onde o coletivo é mesquinho e nega as evidências que se colocam bem diante dele. McKay trabalha seu roteiro com uma precisão cirúrgica entre a crítica sociopolítica e a sátira, fazendo uma paráfrase tragicamente hilária aos tempos de pandemia. O festival de ironias sai da tela e acerta o público em cheio, principalmente nas ocasiões onde politizam partidariamente a crise que se instala após a descoberta de um cometa que vem em direção à Terra. (Leia mais...)

23 - A Lenda do Cavaleiro Verde | David Lowery 


A A24 vem se destacando nos últimos anos por alinhar a proposta de um cinema independente, de muita liberdade criativa com um excelente padrão de qualidade. Com isso, a companhia vem revelando e dando espaço a jovens cineastas antes não tão conhecidos, dentre eles, David Lowery que alcançou destaque na crítica em 2017 após dirigir e roterizar ‘A Ghost Story’, um drama atmosférico cheio de mistérios e simbolismos. Agora também como produtor, Lowery repete a parceria revisitando as lendas arthurianas em um épico medieval de fantasia. Em 'The Green Knight' (no original)  ele mantém os elementos já apresentados na obra anterior, como a riqueza dos símbolos e muita metalinguagem, o que o torna uma experiência extremamente criativa, porém, igualmente restritiva.(Leia mais...)

24 - A Mão de Deus | Paolo Sorrentino 


Mas a grande beleza, com o perdão da analogia, está também nas composições de 'A Mão de Deus'. A câmera é enquadrada para que cada plano, mesmo separado de seu conjunto, funcione solitário como obras de arte que merecem molduras. Isto é, basta pressionar o pause por um momento e as imagens parecem saltar à tela, com tantos traços e significados que Sorrentino, ao guiar o espectador em sua história íntima, utiliza para complementar em visual o que decide suprimir em palavras. (Leia mais...)

25 - Druk - Mais uma Rodada | Thomas Vinterberg


Muito diferente da dobradinha anterior com Mikkelsen, o cineasta aposta no humor para tratar de um assunto sério: o alcoolismo. Contudo, percebe-se que a narrativa não se resume somente nessa questão social, a leitura sobre lidar com as mudanças pelas quais passamos com o avançar dos anos, assim como os que estão ao nosso redor lidam com essas mudanças certamente deve ser ponderada na abordagem, que também tem um pé  no drama. Os personagens, Martin e seus outros três amigos que encaram a empreitada, Tommy (Thomas Bo Larsen), Nikolaj (Magnus Milang) e Peter (Lars Ranthe), tem traços carregados de sombra, muito embora a trama tenha uma pegada  solar. O texto passa por  diálogos cortantes e emotivos até conversas e sequências com potencial cômico. (Leia mais...)


Colaboraram: 
Karina Massud
Vinícius Martins 
Eduardo Machado 
Alan Ferreira
Rafa Ferraz
Maurício Stertz

Editor Chefe:
Rogério Machado 







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