Adsense Cabeçalho

'O Amigo de Sempre' ressalta a beleza da amizade em meio à dor | 2021

NOTA 8.0

Por Rogério Machado 

Um diagnóstico de câncer e uma família que precisa lidar aos poucos com o luto. A trama de 'Our Friend', (ainda sem previsão de estreia oficial no Brasil) é corriqueira no cinema. O que amplia a diferença do longa sob a direção de Gabriela Cowperthwaite para outros dentro do gênero, é a dosagem bem equilibrada entre o drama e a comédia.  É bem provável que esse seja o maior mérito da obra, muito amparado pelo talento do ator e comediante Jason Segel . 


O peso do trágico diagnóstico de Nicole (Dakota Johnson) começa a se tornar complicado para ela e seu marido, Matt (Casey Affleck), que lutam para cuidar de suas jovens filhas em meio à iminente morte. Um grande amigo do casal, Dane (Segel), oferece para se mudar para a casa deles e a dividir o fardo ao ajudar com as crianças, a preparar refeições e, no geral, fazendo qualquer coisa que possa tornar a dolorosa vida de Nicole e Matt um pouco mais fácil. A estadia de Dane inicialmente é temporária, mas ele acaba deixando de lado todas as suas outras responsabilidades e relacionamentos para ajudar os amigos até o inevitável fim.

Baseado em uma história real, a boa sacada na direção de Cowperthwaite é apostar na quase sempre infalível condução não linear para apresentar os personagens, introduzi-los ao drama da protagonista e com isso envolver o expectador no dia a dia dessas pessoas. Sobretudo na trajetória de Dane, que fica claro estar passando por uma crise pessoal e procurando dar sentido à sua existência. Transparece o quão perdido ele se encontra e de como se envolver com o problema de seus amigos, pode diminuir a sensação de não se encaixar em lugar nenhum. Procurando se encontrar, ele achou uma amizade que jamais imaginaria, sobretudo em tempos escuros. 

Mathew Teague (o protagonista da vida real) é um jornalista e deixou registrado a importância dessa amizade em um artigo intitulado 'The Friend', que foi publicado na revista Esquire em 2015. O reconhecimento de que esse amigo foi fundamental para que sua família pudesse atravessar aquele caminho doloroso do luto em passos curtos. Dane pôde se sentir útil e Matt teve a certeza que tinha um amigo para todas as horas - troca mais justa, humana e cheia de beleza que essa, impossível. 


Vale Ver!



Nenhum comentário