'A Praia do Fim do Mundo': Petrus Cariry faz alerta de tragédia ambiental em tom soturno | 2021
NOTA 9.0
Por Rogério Machado
O caos e a beleza convivendo lado a lado parece coisa de poesia mas não é... quer dizer, - nas mãos do cineasta cearense Petrus Cariry e sua habilidade com imagens, sons e outros muitos detalhes riquíssimos - sim, ele acaba fazendo poesia em meio ao desastre. 'A Praia do Fim do Mundo', longa filmado durante a pandemia no ano passado e que encerrou a mostra competitiva no Cine Ceará esse ano, lança luz de um modo muito criativo, introspectivo e autoral sobre as tragédias anunciadas nas orlas do nordeste do Brasil.
A trama acompanha as personagens Helena (Marcélia Cartaxo), Alice (Fátima Macedo) e Elisa (Larissa Goes), três mulheres que lidam com vontades diversas em relação à submersão que ameaça Ciarema, cidade do litoral cearense, e as suas próprias vidas, discordando sobre permanecer nas ruínas até que não reste mais nada ou buscar uma vida melhor longe dali. Enquanto os últimos moradores fazem as malas para partir, o conflito geracional e existencial faz com que mãe e filha (Helena e Alice) revisitem questões do passado e repensem a relação de pertencimento com o lugar, que foi herdado do pai de Helena.
A promessa era ser a Cancún brasileira, mas o que sobrou para os comerciantes locais foi um cenário de erosão, desolação e sonhos quebrados. É nesse contexto onde a direção de Cariry se destaca com o auxílio luxuoso de uma fotografia em preto e branco com a tela em formato 1.33 (o clássico formato quadrado). É impressionante a delicada habilidade no uso da luz e da sombra. Será inevitável, até por termos cenários com mar e sequências de longa contemplação, não lembrar do marcante 'O Farol', do cineasta americano Robert Eggers lançado em 2019.
Cariry aposta no cinema denúncia, mas não o faz de maneira convencional, muito pelo contrário; a fotografia é só um dos recursos para dar a forma autoral do realizador: a trilha sonora com acordes sombrios e dramáticos, a câmera fixa por longos minutos em objetos chave para a construção da trama, proporcionam uma crescente de mistério que passeia entre o drama familiar e as represálias inevitáveis da natureza em função da poluição nas praias e mares - em alguns momentos a crítica é literal, como por exemplo quando a frase 'viemos do mar' é vista numa parede ou repetida por um personagem que em seguida desaparece sem aparente explicação.
É incrível como a produção usufrui de todo recurso, direto ou indireto, para transmitir uma mensagem de alerta com eficiência, mas sem deixar de lado o lúdico e o fantástico. 'A Praia do Fim do Mundo' ainda não tem previsão de estreia em circuito comercial, mas é altamente recomendado ser visto na tela grande, tamanha a aula de cinema que Petrus Cariry entrega.
Super Vale Ver!
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