'Flee' : Documentário animado é um magistral e aterrador relato sobre sobrevivência e pertencimento | 2021
NOTA 10
Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica
Com estreia no festival de Sundance 2021, 'Flee' é uma produção dinamarquesa escrita e dirigida por Jonas Poher Rasmussen, onde acompanhamos o relato de Amin Nawabi desde sua infância no Afeganistão e suas experiências como refugiado até chegar a Copenhagen, cidade onde vive atualmente.
Não é novidade o uso da animação para explorar temas sérios e de relevância. Longe do que o senso comum faz parecer, traços e cores, mesmo as mais vibrantes, nem sempre destoam da serenidade necessária que a obra quer empregar. Dito isso, 'Flee' tem as características básicas de um documentário tradicional, dos ângulos de câmera à montagem, mas é na animação que o longa encontra seu tom. A narrativa vai de cores vivas representando memórias de maior clareza ao cinza estilizado sem contorno das recordações vagas e de teor mais sombrio. Por tratar de informações confidenciais e potencialmente prejudiciais ao entrevistado, a técnica também auxilia na preservação de seu anonimato, e sem perder o caráter pessoal e íntimo proposto.
Apesar das fortes revelações, a trama nunca descamba para o sentimentalismo ou sensacionalismo barato. Aliás, muito além de idas e vindas são exploradas, dando espaço para conflitos internos, autoaceitação, identidade, relações familiares, solidão. Talvez mais do que sobre suas fugas, a história de Amin está repleta de encontros. Entre flashbacks e imagens de arquivos, somos levados a uma descrição nua e crua que não poupa o expectador de detalhes dos mais assombrosos, sempre com foco nas consequências e cicatrizes que cada uma deixou.
'Flee' vem ganhando força para o Oscar em sua tentativa histórica de nomeação tripla (Documentário, Filme Internacional e Animação), e com boas chances em cada uma, seja pela maestria da condução ou relevância em nossos tempos.
Após assistir, é impossível não pensar ou ficar indiferente aos acontecimentos recentes em Kabul, todas as imagens que circularam na mídia e notícias que hoje são de conhecimento público. 'Flee' sintetiza toda essa comoção social e nos joga na dura verdade do quanto esse problema é atual e está para muito além das imagens e vídeos que circulam nas redes. Ela está no dia a dia de pessoas como Amin, que ao falar de seu passado nos relembra o presente, sobre milhões de Amins que vagam buscando um lar, muito mais do que apenas um abrigo, que buscam viver e não apenas existir. É arrebatador em sua beleza e forma, entretanto, mais do que qualquer outra coisa, em um mundo de senhores da guerra, 'Flee' é uma realidade tão dolorosa de ser contada quanto necessária de ser ouvida.
Super Vale Ver!
Deixe seu Comentário: