Adsense Cabeçalho

Great Freedom: a verdadeira liberdade em um passado-presente não muito distante... | 2022

NOTA 10

Por Rafa Ferraz @issonãoéumacrítica 

Vencedor de Prêmio do Júri na mostra ‘Um Certo Olhar' no Festival em Cannes 2021 e mais recente adição no catálogo da Mubi,‘Great Freedom’ se trata de um drama prisional que entre muros concretos e abstratos nos revela um passado recente e uma realidade bastante atual. Escrito e dirigido por Sebastian Meise, a trama acompanha Hans Hoffman (Franz Rogowski), um sobrevivente do holocausto que é encarcerado repetidas vezes ao longo de décadas por sua sexualidade. 

Partindo de três linhas temporais em narrativa não linear, ‘Great Freedom’ não é confuso como a estrutura faz parecer, nem se utiliza dela para se diferenciar ou carimbar um status de cult, longe disso. A forma tem uma razão de ser e não importa qual período o longa retrate, as similaridades evidenciam um país cuja mentalidade está preso a ideias e ideais arcaicas e sem sentido. As conexões vão de amizades improváveis a amores platônicos, todos em arcos desenvolvidos num ritmo cadenciado, com gradual aprofundamento e dotados de muita realidade, em parte graças as interações que não se limitam a diálogos bem escritos, mas também a atuações extremamente expressivas como a do talentoso Franz Rogowski, conhecido por sua parceria com o diretor Christian Petzold e um dos maiores atores da Alemanha em atividade. Outro destaque é Georg Friedrich, que interpreta Viktor, companheiro de cela e o extremo oposto de Hans. A ambientação é soturna, insalubre e desconvidativa, proporcionando uma atmosfera imersiva a ponto dos cheiros e sensações se tornarem absolutamente palpáveis. 

Importante ressaltar que no contexto de uma Alemanha pós-guerra, onde boa parte da população desfrutava da liberdade por tanto tempo negada, uma minoria ainda sofre privada desse direito, sentimento esse ainda presente, especialmente em países onde o reacionarismo conservador ganha força, revelando todo preconceito e retrocesso que ele esconde nas sombras em tempos de paz. Diante desse cenário, após acompanhar a jornada de Hans, nos resta a reflexão de que apesar de vitórias nas últimas décadas, a luta continua e está longe de acabar.


Super Vale Ver!



Nenhum comentário